segunda-feira, 29 de junho de 2009

Oncologia: Vergonha nacional!

-
Oncologia chega a demorar mais do que doenças não urgentes
Dez mil cirurgias ao cancro feitas fora do prazo

-
A lista de espera para cirurgias oncológicas melhorou de forma significativa nos últimos anos, mas em muitos serviços mais de metade dos doentes ultrapassam os tempos máximos recomendados para a remoção dos tumores malignos.
-
No ano passado observou-se mesmo uma situação paradoxal: enquanto perto de 39 mil pessoas com patologias não prioritárias conseguiram ser operadas em menos de sete dias, cerca de 10 mil doentes com cancro foram sujeitos a operações após os prazos definidos para as cirurgias.
-
Isto não significa que os primeiros doentes estão a ser privilegiados em relação aos outros (uma vez que são operados em locais distintos), mas sim que o combate à lista de espera cirúrgica normal está nalguns sítios a avançar de forma mais rápida do que acontece com o cancro - que deve ser prioritário.
-
São os autores do relatório sobre a actividade em cirurgia oncológica em 2008 - a partir de hoje disponível no portal da saúde - que chamam a atenção para este paradoxo. "Se é possível haver tratamento rápido em situações pouco graves, não é aceitável que os tempos de espera recomendados em oncologia não sejam cumpridos. É um imperativo moral tratar primeiro os doentes mais graves", reclama o coordenador do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), o cirurgião Pedro Gomes.
-
Notas do Papa Açordas: O que se passa com as operações oncológicas é uma VERGONHA NACIONAL. Muitas vezes, o paciente oncológico tem de optar por uma clínica particular onde o médico que a opera, é o mesmo que a atendeu no SNS... mas, a facturar, claro!
-

Sem comentários: