sábado, 16 de maio de 2009

Pagar com moedas sai mais barato

-
Usar cartões facilita gastos excessivos
-
Se gosta de ter sempre moedas na carteira, saiba que isso é uma má ideia. Sempre que possível, troque-as por notas, quanto maiores, melhor. É que pagar com moedas dá a sensação de que as coisas são mais baratas.
-
Parece-lhe estranho? Nós explicamos. Vários estudos norte-americanos mostram que as pessoas têm tendência para gastar mais ou menos consoante o meio de pagamento que usam. Por exemplo, quando se paga alguma coisa com moedas, seja uma revista, um café, um pacote de pastilhas ou mesmo uma conta de supermercado, fica-se com a sensação de que se gasta menos. Custa menos a pagar e, por isso mesmo, compra-se com mais frequência, sem pensar muito nisso. Andar com notas grandes é um bom truque. Provavelmente poucas pessoas trocariam uma nota de 50 euros para comprar uma coisa pequena e supérflua mas não hesitaria muito em gastar algumas moedas nisso.
-
Isto foi aquilo a que os investigadores chamaram de «Domination Effect» («Efeito de Dominação»). Priya Raghubir e Joydeep Srivastava levaram a cabo vários estudos nos Estados Unidos e na China, que provaram tudo isto.
-
E com o cartão é ainda pior. O cartão de débito é um dos meios de pagamento favoritos dos portugueses. Com uma rede de terminais de pagamento e caixas automáticas Multibanco que é das mais avançadas da Europa, não admira. Mas cuidado. Alguma vez notou que assim gasta mais? Simplesmente não parece que estamos a gastar dinheiro real.
-
E isso explica porque é que tanta gente sente dificuldade em manter um acompanhamento fiel dos gastos que faz com os cartões de crédito e débito. Quem nunca sentiu surpresa ao olhar para o saldo num talão do Multibanco, vendo o quanto o montante desceu sem se ter dado por isso e sem se saber como? Enquanto vamos fazendo pequenos pagamentos, não parece significativo, mas tudo somado, faz diferença. E se fizéssemos esses pagamentos com notas em vez de «trocos» ou com um cartão de plástico, será que gastávamos da mesma maneira? Ou ao ver as notas saírem da carteira, apercebíamo-nos melhor do quanto estávamos a gastar? (Agência Financeira)
-

Sem comentários: