quarta-feira, 27 de maio de 2009

Educação: Próximo sábado, professores para a rua...

-
"Sair à rua em força é arriscar um futuro diferente"
Blogues e movimentos independentes apelam à participação na manifestação de sábado

-
Os principais blogues e movimentos de professores fazem apelo conjunto à participação na manifestação convocada para sábado, em Lisboa.
-
Nos últimos tempos, as divergências sobre os objectivos e métodos da contestação docente têm sobressaído nos blogues de professores, mas a três dias da última manifestação do ano lectivo tanto a blogosfera como os movimentos independentes decidiram avançar para um apelo inédito: "Sair à rua, todos juntos outra vez, é o que teme o Governo e é do que a escola pública precisa. Por isso encontramo-nos no próximo sábado".
-
No apelo recorda-se as três manifestações e as duas greves realizadas desde o ano passado."São momentos que não se esquecem e que despertaram o país. Os professores deixaram bem claro que não se deixam intimidar e que não sacrificam a qualidade da escola pública".
-
A situação é assim descrita: “Este governo desfigurou a escola pública”. Três momentos: "O modelo de avaliação docente é uma fraude que só prejudica alunos, pais e professores”; "partir a carreira docente em duas, de uma forma arbitrária e injusta, só teve uma motivação economicista e promove o individualismo”; “a imposição dos directores burocratiza o ensino”.
-~
“É a educação que está a perder", frisam os subscritores, recordando que este é um momento em que se “debatem as escolhas para o país e para a Europa” e que os “professores têm uma palavra a dizer”.“Sair à rua em força é arriscar um futuro diferente”.
-
Notas do Papa Açordas: Todos nós desejamos uma grande mobilização para a manifestação de sábado. É preciso que todos os professores se convençam que, deste governo e desta ministra, nada virá de bom... é sempre a perder...
-

Sem comentários: