domingo, 24 de janeiro de 2010

MAI - preparem-se para os linchamentos populares...

-~
Escondeu-se no canil e escapou por um triz à ira do povo
-
O homem suspeito de ter agredido à facada o comerciante de queijos do Sabugueiro, Francisco Patrão, correu sérios riscos de ser linchado por populares.
-
Quando soou a notícia da tentativa de assalto e a confirmação da agressão, os habitantes da aldeia mais alta de Portugal muniram-se de paus e de ferros e partiram em busca do homem que andava a monte.
-
Ao final da manhã, o suspeito era encontrado, escondido dentro de um canil, junto à ponte sobre o rio Alva. "A GNR chegou a tempo e cercou-nos. Impediu-nos de fazer justiça pelas próprias mãos. E não era um nem dois habitantes. Era o povo que estava tão revoltado que queira castigar quem veio pôr em causa o nosso sossego e atentar contra a vida de quem trabalha", relatou uma residente.
-
Notas do Papa Açordas: Ou mudam o Código Penal ou esta situação vai ser corriqueiro em todo o País. O povo está farto de sofrer assaltos violentos, com intenção de matar, e ver os criminosos sairem dos tribunais, ainda antes dos polícias que os prenderam. Agora, ainda a GNR conseguiu impedir os populares de fazer justiça pelas próprias mãos mas, não poderá impedi-lo sempre... e, a efectivar-se o linchamente, sempre era menos um criminoso à solta...
-

2 comentários:

j. manuel cordeiro disse...

E sem esquecer a urgência de tornar a Justiça de um tempo de resposta que não se situe em vários anos.

Pata Negra disse...

A ira do povo é cruel e cega! Não o seria tanto se o povo sentisse a presença da autoridade e a acção da justiça. Acontece que a polícia e a justiça apenas punem o cidadão comum. E aí nasce a revolta!
É mais fácil um popular ser condenado por ter dado um sopapo a um assaltante do que um assaltante ser condenado por ter dado um tiro a um popular.
Um abraço a insurreição