sábado, 16 de janeiro de 2010

GALP + Governo = Combustível mais caro

-
Combustíveis
Galp contesta “diferença de preços” entre Portugal e Espanha

-
A Galp Energia contestou a ideia de que exista “uma enorme diferença de preços” entre os combustíveis vendidos em Portugal e em Espanha, considerando que antes de impostos a gasolina nas bombas portuguesas é até mais barata do que em Espanha.
-
A polémica em torno dos preços dos combustíveis em Espanha e Portugal foi reactivada esta semana, quando o Automóvel Clube Português considerou, numa nota à imprensa, que “se assiste em Portugal uma vez mais à concertação de preços dos combustíveis”. A entidade presidida por Carlos Barbosa considerou também que existe “uma enorme diferença de preços face a Espanha - mais 25 cêntimos por litro de gasolina e 13 cêntimos por litro de gasóleo em Portugal”.
-
No seguimento acusou a Autoridade da Concorrência de “inoperância” e de “demitir-se das suas obrigações” no que toca ao mercado dos combustíveis, por considerar que o regulador ignora indícios de concertação de preços. Hoje, fonte oficial da Galp Energia declarou à Lusa que “quando a empresa fixa os preços de venda dos combustíveis, limita-se a reflectir as subidas e descidas verificadas no mercado europeu na semana anterior”.
-
Por isso mesmo, a Galp considera que “os preços actuais estão perfeitamente ao nível do que se verifica nos restantes países europeus”. “A gasolina em Portugal, antes de impostos, está mais barata do que em Espanha e o preço de venda ao público do gasoleo é inferior à média europeia”, acrescentou.
-
Os dados mais recentes da Directoria-Geral da Energia e dos Transportes da Comissão Europeia, relativos a 04 deste mês, indicam que o litro de gasolina sem chumbo 95 em Portugal é o quinto mais caro da UE-27, depois da Holanda, Dinamarca, Finlândia e Alemanha, enquanto o litro de gasóleo é o 11º mais caro.
-
Notas do Papa Açordas: Porque é que o combustível sobe, nas bombas, mais rápido do que desce? Para subir, é de um dia para o outro e, quanto a descer, é o desces... Por isto tudo, habituei-me a dar um passeio até Ayamonte a atestar o depósito da viatura...
-

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando é que España toma conta do rectângulo?