quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Agências de notação - de "olho" em Portugal

-
Standard &Poor's espera para ver
Agências de notação financeira cautelosas nas apreciações sobre Portugal

-
Depois de a Fitch ter dito que havia maior probabilidade de o rating para Portugal descer do que o contrário, outras agências de notação financeira que atribuem uma classificação ao risco associado à dívida nacional, como a Standard &Poor's (S&P) e a Moody's, são mais cautelosas nas apreciações e admitem dar um benefício da dúvida às contas públicas portuguesas.
-
O compasso de espera será feito até serem conhecidos os compromissos que Portugal vai assumir quando actualizar o seu programa de estabilidade e crescimento, e especificar como pretende reduzir o défice para três por cento em 2013.
-
Em declarações à Reuters, o analista da S&P Kay Stukenbrock diz que a agência pretende "olhar além do défice de 2010", para centrar a atenção "naquilo que serão os esforços de consolidação que o Governo pretende levar a cabo a partir de 2011", que a agência espera que sejam detalhados na próxima actualização do programa de estabilidade e crescimento, segundo explicou, citado pela Reuters.
-
Também a Moody's avisa que só tomará uma decisão sobre a notação de risco da dívida pública portuguesa depois de conhecer esses compromissos. Mas vai avisando que a tarfea será "hercúlea", porque Portugal precisa de fazer "cortes mais ambiciosos" na despesa. "A limitada redução do défice este ano significa que terão de ser feitos cortes mais ambiciosos entre 2011 e 2013 se o Governo quer reduzir o défice para os três por cento do PIB", diz a agência, em nota enviada às redacções.
-
Notas do Papa Açordas: Estas agências mostram o descontrolo que grassa nas contas públicas, graças ao (des)governo do sr.Pinto de Sousa, Cabecinha Branca e Cª... É incrível que estas pessoas continuem a nos "governar", depois destes desmandos todos...
-

Sem comentários: