quinta-feira, 28 de maio de 2009

ERC (Comissão de Censura): condena Manuela Moura Guedes...

-
Apresentado por Manuela Moura Guedes
ERC condena TVI por “desrespeito de normas ético-legais” no Jornal da Noite de sexta-feira

-
A TVI, mais concretamente algumas das suas emissões do Jornal da Noite de sexta-feira, foi condenada pelo Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social por “desrespeito de normas ético-legais aplicáveis à actividade jornalística”.
-
A deliberação divulgada hoje toma posição sobre um conjunto de queixas apresentadas contra aquele canal de televisão, em concreto contra o jornal televisivo semanal que Manuela Moura Guedes apresenta à sexta-feira.
-
Todas as queixas versam o tratamento dado ao Governo e, sobretudo, à figura do primeiro-ministro, José Sócrates, sendo que a maioria se reporta ao processo Freeport. Ao todo entraram na ERC dez queixas, apresentadas por cidadãos entre 16 de Fevereiro e 30 de Março de 2009, que visavam, entre outras, as edições do Jornal da Noite de 30 de Janeiro, 13 de Fevereiro, 1 de Março e 27 de Março.
-
Uma destas queixas foi apresentada por José Arons de Carvalho, deputado socialista e antigo secretário de Estado para a Comunicação Social dos Governos de António Guterres.
-
Os membros da entidade reguladora não foram unânimes no voto do parecer. Favoravelmente à condenação da TVI votaram José Alberto de Azeredo Lopes, Elísio Cabral de Oliveira, Maria Estrela Serrano e Rui Assis Ferreira, tendo estes dois últimos decidido apresentar uma declaração de voto. Já Luís Gonçalves da Silva votou contra, tendo também apresentado uma declaração de voto.
-
Notas do Papa Açordas: Para quem tivesse dúvidas, aqui está a nova Comissão de Censura, ou melhor, de Exame Prévio. O certo é que estamos a caminhar, a passos largos, para a implementação do regime que havia antes do 25 de Abril... O "engenheireiro" José Sócrates é o grande obreiro desta mudança... vamos lhe agradecer com uma votação esmagadora na oposição...
-

1 comentário:

Luis Melo disse...

Será que a ERC vai fazer o mesmo com o programa da RTP, Prós & Prós?... perdão, Prós & Contras? Não duvido que também tenham recebido muitas queixas aquando dos programas sobre os temas do Caso Freeport ou Caso BPN.

Para que conste: não gosto nada da TVI e da MMG. Por isso vejo sempre o Telejornal da RTP.