quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ensino Superior: debandada geral de alunos que não podem pagar as propinas...

-
Votação no Parlamento
Propostas da oposição para apoiar estudantes do ensino superior foram chumbadas

-
Todos os projectos da oposição que, face ao actual momento de crise económica, visavam dar apoio financeiro aos estudantes do ensino superior foram rejeitados hoje pela maioria PS.
-
Os socialistas chumbaram um projecto de resolução do BE, que propunha um novo regulamento para atribuição de bolsas de estudo, e outro do PSD, que recomendava “medidas de excepção de apoio” aos estudantes com dificuldades.
-
No projecto de resolução do PSD, três deputadas do PS, Júlia Caré, Eugénia Alho e Teresa Portugal, apresentaram declarações de voto. Os dois deputados não inscritos, Luísa Mesquita e José Paulo Carvalho, votaram ao lado do PSD.
-
A maioria socialista rejeitou igualmente o projecto de lei do CDS-PP, que propunha isenção de propinas para os estudantes que se encontrem a receber o subsídio de desemprego. Esta proposta mereceu a abstenção do PSD e o voto favorável da esquerda parlamentar.
-
Já o projecto do PCP que criava um regime suplementar de apoio aos estudantes do superior foi rejeitado pelo PS e teve os votos favoráveis do BE, PEV, CDS-PP, da deputada Luísa Mesquita e a abstenção do PSD e do deputado José Paulo Carvalho.
-
No debate em plenário, o deputado socialista Manuel Mota já tinha criticado as propostas da oposição, garantindo que o Sistema de Acção Social Escolar que existe está preparado para dar as respostas necessárias.
-
Notas do Papa Açordas: Estes deputados do PS e o próprio (des)governo, comportam-se como o ministro da propaganda de Saddam: já os americanos estavam em Bagdad, e ele ainda dava uma conferência de imprensa a dizer precisamente o contrário... É como estes deputados, apenas olham para o seu umbigo, estão alheios a tudo de mal que se passa em Portugal...
-

Sem comentários: