terça-feira, 19 de maio de 2009

Marinho Pinto: Advogados colaboracionistas de crime...

-
Marinho Pinto no Dia do Advogado
Há advogados que colaboram na prática de crimes, denuncia bastonário

-
O bastonário da Ordem dos Advogados (OA), Marinho Pinto, denunciou hoje, em entrevista à TSF, existirem “indícios de que alguns advogados ou alguns escritórios são quase especialistas em ajudar certos clientes a praticar determinado tipo de delitos, sobretudo na área do delito económico”.
-
Estas declarações que marcam o Dia do Advogado, que hoje se comemora, foram recebidas de forma crítica pelo ex bastonário da Ordem, Rogério Alves e pelo presidente do Conselho Superior da Ordem, José António Barreiros. “É triste que quando se assinala o Dia do Advogado, se faça uma alusão a escritórios que possam colaborar na prática de crime”, afirma Rogério Alves. As palavras de Marinho Pinto vão dar “origem a um enorme equívoco”, diz Barreiros, lamentando que o bastonário não indique exemplos concretos, lançando assim “uma suspeita generalizada sobre todo o sector”.
-
Marinho Pinto declarou ainda, durante a entrevista que será, hoje, emitida no programa “Tudo na Ordem”, já ter sido “procurado” no seu escritório para “praticar determinado tipo de actos” ilícitos, o que recusou e defendeu a necessidade de denunciar estas situações para que, quem as pratica, “não se sinta tão à vontade” para o fazer.
-
Notas do Papa Açordas: Na minha terra havia um indivíduo que tinha dois filhos: um era advogado e o outro médico. Quando lhe procuravam pelo Dr.S...., ele perguntava sempre: "Qual? O que mata ou o que esfola... Para ele, o médico era o que matava, e o advogado era o que esfolava... Também aqui, Marinho Pinto, faz acusações que não andam muito longe da realidade, pois os escritórios de advogados (basta investigar), são autênticos malabaristas do crime económico... Desde que se tenha dinheiro, não vai preso...
-

Sem comentários: