terça-feira, 26 de maio de 2009

Educação: Professores preparam o protesto de sábado...

-
Plataforma Sindical dos Professores
Docentes fazem hoje greve entre as 08h00 e as 10h30

-
Os professores fazem hoje greve nos dois primeiros tempos da manhã, entre as 8h00 e as 10h30, numa acção de protesto organizada pela Plataforma Sindical dos Professores para preparar a manifestação prevista para o próximo sábado.
-
A Plataforma Sindical dos Professores admite que a adesão às acções de luta previstas para esta semana diminua, o que atribui ao "desgaste" e "desânimo" dos docentes, mas desvaloriza a questão afirmando que os motivos da "indignação" se mantêm. Os últimos dois grandes protestos de rua, a 8 de Março e 8 de Novembro de 2008, contaram com 100 mil e 120 mil participantes, segundo os sindicatos.
-
"É natural que diminua, mas isso não significa menos indignação. Aumentar [a adesão] era muito difícil e temos toda a consciência de que pode existir desgaste e desânimo. Mas temos a obrigação de não deixar que isso aconteça", afirmou o porta-voz da plataforma, Mário Nogueira.
-
Sobre a greve de hoje, explica que essa foi a opção dos professores, não obrigando ao desconto de um dia completo. Cada docente deverá fazer uma paralisação de 90 minutos, dois tempos lectivos, dentro daquele período.
-
No próximo sábado, os professores concentram-se à tarde no Marquês de Pombal, em Lisboa, desfilando depois até à Praça dos Restauradores. Segundo os sindicatos, o protesto de sábado é de "rejeição da política educativa do Governo, de exigência de revisão efectiva do Estatuto da Carreira Docente, de suspensão e substituição do actual modelo de avaliação de desempenho".
-
Notas do Papa Açordas: Os professores não devem esmorecer a sua luta por uma educação de nível europeu. O que tem acontecido em Portugal, nestes últimos 4 anos, é a implementação de uma educação terceiro mundista... e, isto, é muito ruim para todos...
-

Sem comentários: