sexta-feira, 17 de abril de 2009

Vai aumentar o incentivo ao abate de veículos em fim de vida...

-
Decisão do Conselho de Ministros
Incentivo ao abate de veículos em fim de vida vai ser aumentado

-
O Governo aprovou hoje uma proposta de lei para incentivar o abate de veículos em fim de vida que aumenta o valor pago em 250 euros, para quem compre um automóvel ligeiro novo até final do ano.
-
"Esta proposta de lei visa introduzir um regime transitório de majoração em 250 euros de incentivo fiscal à destruição de automóveis ligeiros em fim de vida, a utilizar através da redução do imposto sobre veículos devido pelo proprietário na compra de um automóvel ligeiro novo", refere o documento aprovado hoje.
-
Com a aprovação desta proposta - sujeita a votação parlamentar -, até 31 de Dezembro deste ano passa a ser possível reduzir o imposto na aquisição de um automóvel ligeiro em 1250 euros, no caso de automóveis com matrículas de 8 ou mais anos, e em 1500 euros, caso se trate de um veículo com 13 ou mais anos.
-
Notas do Papa Açordas: A crise interna é de tal modo grande que, nem com o aumento dos incentivos, se vendem mais automóveis... Mas, é como o meu avô dizia: "dão uma bexiga a quem lhes comprar um porco gordo..."
-
-

8 comentários:

Unknown disse...

A iniciativa é boa, resta saber quais os obstáculos burocráticos a ultrapassar para beneficiar deste incentivo. Mas continuo sem compreender como é que num país onde
(segundo dizem) a empresa de produção de automóveis (Autoeuropa) é a que mais contribui para o PIB e para as estatísticas das exportações e em que no resto do país estão espalhadas dezenas de empresas de produção de peças e acessórios para a automóveis, se aumenta o Imposto Automóvel em 1,5% (no orçamento de 2009) !!! Caricato não ?!

Marreta disse...

Com a miséria e fome que por aí existe, eles que pensem é em dar incentivos para as pessoas poderem comprar comida.

Saudações do Marreta.

Unknown disse...

Finalmente uma reacção do Governo. É importante lembrar que a "comida na mesa" de muitos portugueses é assegurada pelo sector automóvel e não apenas na Autoeuropa e nas fábricas de componentes. Existem milhares de postos de trabalho em importadores, concessionários, oficinas,logistica e serviços vários que dependem da saúde deste sector. Que venham mais medidas que bem precisas são. FR

Anónimo disse...

estamos a 15-05-2009 já lá vai mais de um mês que o incentivo foi aprovado e ainda não entrou em vigor!
este tipo de medidas deveriam ser quase imediatas pois desta forma só ajudam a contrair ainda mais o mercado; quem quiser comprar carro novo... faz favor de esperar mais um pouquinho senão, adeus acrescimo ao incentivo!...

Anónimo disse...

Migas,

A autoeuropa não é a empresa em Portugal que mais contribui para o PIB. É sim a empresa que mais contribui para as exportações.

Não aumentar o imposto automóvel porque há uma empresa em Portugal que apenas produz carros de gama média-alta (sirocco) é um argumento absurdo.

A fazer-se isto o mais correcto seria haver um desconto no Imposto para carros de produção nacional, mas imagino que isso seja contra as leis de concorrência da UE.

Tomaz disse...

Muito bonito, se já tivesse em vigor, mas até à data ninguém (incluindo o IMTT) sabe quando entrará em vigor.

Mais uma balela do governo Sócrates...
Lei aplicavel até 31 Dez. em que a 25 de Junho ainda não entrou em vigor, só mesmo neste país!

Anónimo disse...

De facto não se compreende, desde 16 de abril 2009, e estamos em 23 de Julho e nada, estou mesmo a ver às portas das eleições esta medida entrar em vigor...

Anónimo disse...

Finalmente foi aprovado em 18 de Junho de 2009 na Assembleia da República o famigerado Dec-Lei 335/x (Abate de Veículos em Fim de Vida) , agora só falta a promolgação do nosso Presidente da República, para depois ser publicado e entrar em vigor.
(neste momento a bola está do lado do Presidente)