terça-feira, 21 de abril de 2009

Secos e Molhados: 20 anos depois, a mesma luta...

-
PSP
Polícias voltam ao Terreiro do Paço 20 anos depois

-
Passaram 20 anos e ainda se mantém o clima de crispação entre a PSP e o Governo. Em 1989, os agentes lutavam pelo direito ao sindicalismo e para terem mais do que apenas uma folga a cada duas semanas. Agora, dizem que perderam regalias sociais, que os seus direitos regrediram.
-
Há 20 anos, o Governo respondeu aos protestos enviando polícias contra polícias, com os manifestantes a serem alvo de mangueiradas por parte dos colegas. Hoje à tarde, no Terreiro do Paço, em Lisboa, não se espera que se repita o episódio conhecido por "secos e molhados", mas aguardam-se milhares de polícias numa acção de protesto inédita, pois envolve quase todos os sindicatos da PSP.
-
"A polícia [PSP] andou 30 anos para trás. Aumentaram [o Governo] a idade da reforma e retiraram regalias dos serviços de saúde", sintetizou o presidente do Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP), António Ramos. Este sindicato é, de resto, o principal mentor da concentração de hoje. Em 1989, em resposta aos protestos, o ministro da Administração Interna ordenou a detenção dos seis polícias que entraram no ministério para fazerem a entrega de um caderno reivindicativo. Dos seis detidos (levados para a esquadra de Queluz), só António Ramos e António Augusto (ambos dirigentes do SPP) se mantêm no activo. Três outros já se reformaram e o último, o então subchefe José Carreira, que se veio a destacar como dirigente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), já morreu.
-
Notas do Papa Açordas: A PSP nada tem a esperar deste (des)governo. Apesar do actual Secretário de Estado do MAI, José Magalhães, ter apoiado os polícias em manisfestação e estado presente no Terreiro do Paço, não é de crer que este governo possa fazer alguma coisa pela PSP, depois de lhes ter retirado algumas regalias que tinham. É preciso lembrar que, este (des)governo ainda é mais de Direita que o de 1989...
-

2 comentários:

Alexa disse...

Eu vi essa manifestação vinha a descer do barco do Barreiro e pareceu-me a coisa mais irrealista que jamais vira, até essa altura. Será que vamos ver o mesmo ? Já me pareceu mais irreal.


Abraço

SILÊNCIO CULPADO disse...

Compadre

Não sei o que irá acontecer mas que muita coisa tem que mudar disso não tenho dúvidas.

Olha eu tenho estado com obras em casa e sabes quem era electricita nas horas vagas? Um policia! O ordenado de policia só por si não dá para viver e criar filhos.


Abraço