sexta-feira, 17 de abril de 2009

Médicos prescrevem medicamentos mais caros, porque será?

-
Presidente da autoridade do medicamento defende genéricos no boletim da instituição
Infarmed: médicos prescrevem os medicamentos mais caros na maioria dos casos

-
O presidente da autoridade que regula o sector do medicamento (Infarmed) revelou que, na maioria dos casos, os médicos prescrevem os medicamentos mais caros, o que aumenta "significativamente" os encargos dos utentes.
-
Vasco Maria divulga no editorial da edição de Abril do boletim "Infarmed Notícias" que, "se é verdade que o crescimento da utilização de genéricos em Portugal se deve aos médicos, que os prescrevem, também é verdade que, no âmbito dos grupos homogéneos, os médicos ainda prescrevem os medicamentos mais caros em 56 por cento dos casos".
-
Para o presidente do Infarmed-Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, este tipo de opção dos médicos aumenta "significativamente os encargos para os utentes".
-
A propósito da polémica provocada pela campanha de troca de medicamentos de marca por genéricos mais baratos, mesmo sem consentimento do médico, entretanto suspensa pela Associação Nacional de Farmácias (ANF), Vasco Maria saiu em defesa dos medicamentos genéricos e da sua qualidade.
-
Notas do Papa Açordas: Infarmed reconhece que 56 % dos médicos prescrevem medicamentos mais caros, aumentando assim os encargos dos utentes. O estado não sente o aumento, porque a comparticipação é sobre o preço médio dos genéricos. Resultado: quem se lixa é o mexilhão...Porque será?
-

1 comentário:

A. Rodrigues disse...

no meio de toda essa guerra, mem se põe a hipótese da redução na margem de lucros das farmácias. A doença é o maior negócio em Portugal. Sempre foi!