sábado, 4 de abril de 2009

Freeport: Alberto Costa fez pressões em nome de Sócrates



Caso Freeport
Alberto Costa fez pressões em nome de Sócrates

-
Lopes da Mota, o magistrado português que preside ao Eurojust, transmitiu aos dois procuradores responsáveis pela investigação do caso Freeport que o ministro da Justiça, Alberto Costa, lhe manifestara as apreensões do primeiro-ministro em relação a esta investigação.
-
Segundo contou o magistrado do Eurojust aos dois colegas, Alberto Costa revelou-lhe que José Sócrates afirmara que, caso perdesse a maioria absoluta por causa do Freeport, haveria «represálias».
-
O encontro entre os três magistrados aconteceu há duas semanas, no mesmo dia em que Lopes da Mota também se terá encontrado com Alberto Costa. Os termos usados pelo presidente do Eurojust (órgão do Conselho da Europa que coordena as políticas anti-corrupção) foram considerados por Vítor Magalhães e Paes Faria como formas de «pressão» e disso mesmo deram conta ao Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, na passada segunda-feira.
-
No encontro com Pinto Monteiro e Cândida Almeida, coordenadora do DCIAP, para fazer um ponto da situação do caso Freeport, os dois magistrados contaram ainda que Lopes da Mota, já regressado ao seu gabinete do Eurojust em Haia (Holanda), telefonou para os colegas, defendendo a tese de que no processo só estavam em causa crimes de corrupção para acto lícito e que estes já tinham prescrito, citando, inclusive, páginas e artigos de reputados penalistas. E insistiu no facto de Magalhães e Faria não terem alternativa senão «arquivar» o inquérito.
-
«Estão sozinhos nisto», terá mesmo dito Lopes da Mota, segundo relataram os magistrados ao PGR.
-
Notas do Papa Açordas: Quando os "políticos" abrem a boca e vociferam que a "justiça é igual para todos", devia-lhes cair sobre a cabeça uma chuva de picaretas em brasa...É igual, mas mais igual para uns do que para outros...Neste momento, toda a gente está convencida que: 1º Sócrates não quer que o processo vá para a frente; 2º Algo se passou, e que ainda não foi bem explicado pelo primeiro-ministro; 3º Houve corrupção e dinheiros passados...
-

2 comentários:

Peter disse...

Estou farto deles todos. Preciso de segurança, justiça e tranquilidade e não vejo futuro à minha frente.

Esperem por mim no dia das eleições que me devem lá apanhar!

SILÊNCIO CULPADO disse...

Compadre

Não se pode falar assim, compadre, olhe que ainda vai dentro e o blogue é fechado.
Ninguém faz pressões sobre a justiça. O nosso Primeiro quer que o processo Freeport vá para a frente muito rapidamente até se afogar e não estar mais presente.

É tudo boa gente.

Abraço