quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Desertificação do interior

O PSD faz saber que pretende debater o processo de desertificação em curso no interior do País. Tal intenção merece aplausos, porque, mais do que muitos temas de que os políticos se ocupam, este reveste-se de uma importância grande para as populações ainda ali residentes e para a segurança em geral. Com efeito, as grandes extensões de mato abandonado podem vir a ser ocupadas por bandos marginais para se organizarem e treinarem e como ponto de partida e de reagrupamento para a consumação de actos indesejáveis. Quem pode garantir que ainda não vivem por ali alguns desses grupos?

Porém, a esperança que esta notícia atiça pode vir a gerar mais uma frustração. Na realidade, estamos habituados a que os políticos não vejam os cidadãos como seres humanos, mas apenas como contribuintes todos os dias e eleitores de tempos a tempos. Ora, como as políticas usadas, de há muitos anos a esta parte, têm estimulado a fuga para o litoral, é aqui que se encontra a grande massa de fornecedores de impostos e de votos, o que leva os políticos, partidariamente pragmáticos, a centrar na faixa junto ao mar todas as suas atenções. Até já há quem diga que não compensa fazer campanhas eleitorais no Portugal profundo!

E, nos sucessivos governos, não tem faltado tal pragmatismo monetarista, o que se tem manifestado pelo encerramento, no interior, de locais de apoio de saúde, de escolas, de tribunais, de estações de caminhos de ferro, de postos da GNR e de outros serviços administrativos.

Mas não devemos perder a esperança de ver Portugal ser governado com inteligência e democracia, dando a cada hectare do País as mesmas possibilidades de desenvolvimento e qualidade de vida. Os habitantes do interior do País devem ser considerados tão portugueses como os de Lisboa e Porto. Oxalá esta boa intenção do PSD dê os resultados que o País deseja.

In Do mirante, 12-12-07

4 comentários:

A. João Soares disse...

Agradeço a transcrição com indicação da origem e o link que retribuí.
Abraço

quintarantino disse...

meus caros amigos, eles querem lá saber de nós. o que eles acharam é que isto dava para chatear e, vai daí, há que avançar... ou agora querem fazer crer que ainda há pouco tempo não eram eles que lá estavam a tomar conta da gamela?

Vieira Calado disse...

Pois é amigo algarvio, o que eles pensam é nos votos...
Um abraço

A. João Soares disse...

Quintarantino e Vieira Calado,
Realmente, não podemos espera«milagres» de nenhum político. Os valores que os estimulam referem-se aos votos. E no interior os votos são muito poucos.
Faltam aos governantes valores de amor a Portugal e às populações e sem tais valores, nada corre certo.
Como será o futuro do rectângulo? Será que as gerações que hoje têm menos de dez anos produzirão meia dúzia de génios que dêem volta a isto?
Oxalá que sim.
Abraço
No blog Do Miradouro encontra novidades todos os dias