segunda-feira, 14 de março de 2011

PS estica a corda e responsabiliza PSD pela instabilidade

-
CDS quer que PEC seja discutido antes do Conselho Europeu do fim do mês. Portas apresenta projecto de resolução e obriga PSD a tomar posição
-
Nas vésperas do Conselho Europeu, os socialistas radicalizam o discurso. Armas apontadas ao PSD, que já disse que ia inviabilizar as medidas de alteração ao Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). "A estabilidade política em Portugal está posta em causa", referiu ontem o líder da bancada parlamentar socialista, abrindo assim portas à estratégia socialista dos próximos dias.
-
Francisco Assis referiu-se ao "novo quadro político" precipitado pela decisão do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, que garantiu, na sexta-feira, que o governo ia ficar sozinho na aprovação das medidas apresentadas em Bruxelas. "Não creio que a crise política resolva os problemas com que estamos confrontados, mas é óbvio que estamos perante uma realidade nova que tem de ser devidamente ponderada", defendeu.
-
A realidade parece estar cada vez mais afunilada para os socialistas. Ontem, Paulo Portas garantiu que vai impor ao Parlamento a votação de um projecto de resolução - o que força o PSD a tomar uma posição mais clara. A intenção dos democratas-cristãos é que seja votado antes do Conselho Europeu de 24 e 25 de Março. Para isso o CDS terá de apresentar o projecto hoje ou amanhã e pressionar o governo a agendar a discussão do PEC amanhã na conferência de líderes parlamentares. Sócrates pode no entanto decidir adiar a discussão do documento para o início do mês de Abril - a votação não é obrigatória na totalidade, mas apenas de algumas medidas - e evitar apresentar-se aos parceiros europeus com uma mão-cheia de medidas das quais a maioria parlamentar discorda. É certo o voto contra de PSD e CDS mas também da esquerda parlamentar.
-
Notas do Papa Açordas: Nada mais fácil que atribuir as culpas aos outros. Trata-se de uma prática corrente dos aldrabões e vendedores de banha da cobra... Esperamos que, desta vez, o sr. Presidente da República esteja atento e lhes passe o merecido correctivo...
-

Sem comentários: