quarta-feira, 2 de março de 2011

Khadafi diz que "milhares vão morrer" se a NATO entrar na Líbia

-
O contestado líder líbio Muammar Khadafi desafiou “quem quiser” a provar que é ele “quem exerce o poder na Líbia”, e jurou que "milhares de pessoas vão morrer" se forças norte-americanas ou da NATO entrarem no país, que, diz, está a ser "vítima" de uma conspiração instigada pela Al-Qaeda.
-
Insistindo que não é mais do que “uma referência, um símbolo, um guia”, num novo discurso que está a fazer em Trípoli na celebração do 34º aniversário da república líbia – a Jamahiriya, Estado do povo –, Khadafi afirma que "a autoridade e o poder estão nas mãos do povo". "O nosso regime não é presidencial nem parlamentar, nem uma monarquia. Desafio quem quer que seja que diga que sou eu quem exerce o poder. O nosso sistema é baseado na autoridade do povo e eu não exerço qualquer cargo político”, afirmou, neste discurso que está a ser transmitido pela televisão estatal líbia.
-
E prossegue: "Ouvi notícias nos media a mencionarem o meu nome, e ri-me. O que é que isto tem a ver comigo? Eu levei a cabo a revolução [o golpe militar de 1969, que depôs o rei Idris] e depois afastei-me. Agora, todo o poder e autoridade está nas mãos do povo e eu sou um mero conselheiro”.
-
O coronel, que governa autoritariamente a Líbia há 42 anos, defende ainda que a rebelião em curso no país "não vem de dentro”. “Tudo isto está a ser provocado de fora”. A cada intervenção, Khadafi é aplaudido pela multidão reunida dentro do salão da enorme tenda montada na capital para a celebração, que o aclama e jura defender “o herói do povo livre”. Uma mulher, junto ao palco, grita a um microfone: “És uma espada que não verga. Não partas, tu não partirás”.
-
Notas do Papa Açordas: O amigo do sr.Sócrates está ´mesmo doido varrido. Não vê que o seu tempo acabou, e há que dar o lugar aos outros... Tal Khadafi, tal Sócrates...
-

1 comentário:

costa disse...

o ditador da CMOlhão vai sentar o cu no tribunal admnistrativo de loulé por causa de um movimento de cidadania "somos olhão".