quinta-feira, 31 de março de 2011

INE prevê défice de 8,6% para 2010 e corrige défice de 2009 para 10%

-

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou hoje que o défice de 2010 se fixou nos 8,6%, bastante acima dos 7,3% estabelecidos como meta pelo governo de José Sócrates.

- O INE justifica este número surpreendente com três factores: as imparidades do BPN (mil milhões de euros); a execução de garantias do BPP (450 milhões); e a reclassificação das empresas de transporte Refer, Metro e Metro do Porto.

- “O INE recebeu uma Visita Diálogo do Eurostat nos dias 17 e 18 de Janeiro deste ano. Esta notificação reflecte, em parte, os resultados deste diálogo. Esse diálogo, entre outros aspectos, teve em termos práticos três efeitos na compilação de alguns agregados das contas nacionais em especial na necessidade de financiamento das Administrações Públicas”, pode ler-se no documento do INE.

- Nos últimos meses, o governo socialista tem garantido sucessivamente que o défice teria superado o objectivo do governo, ficando abaixo dos 7%. Ainda ontem o ministro da Presidência Pedro Silva Pereira assegurava ao i: “Estamos confiantes que o défice referente à execução orçamental de 201 ficará abaixo dos 7%.” - Sem estes três efeitos, o INE coloca o défice nos 6,8% em 2010, um valor correspondente às estimativas que o governo tem apresentado.

-

Notas do Papa Açordas: Há muito que o sr.Pinto de Sousa vem enganando o povo sobre o verdadeiro défice... O próprio PR chamou a atenção e foi caluniado pelo PS, dominado pelo aparelho do sr. Pinto de Sousa... Ainda bem que a UE veio esclarecer o assunto...

-

Sem comentários: