domingo, 31 de maio de 2009

Se, quando abre a boca, é um desastre...

-
Elisa Ferreira aparece na campanha do PS, mas a estratégia é não falar
-
A uma semana das europeias, Elisa Ferreira juntou-se, no Porto, a Vital Moreira na campanha para as eleições para o Parlamento Europeu, mas não houve espaço para a eurodeputada, que é também candidata à Câmara do Porto, falar com os jornalistas.
-
Alvo dos mais violentos ataques por parte do PSD, mas também do PCP, por causa de ser candidata ao Parlamento Europeu e à Câmara do Porto, a estratégia hoje foi evitar que a candidata fizesse declarações públicas. O próprio Vital Moreira, no final de uma visita à Casa do Desenho do mestre Júlio Resende, em Gondomar, não deixou que Elisa falasse quando os jornalistas a confrontaram no final da intervenção do candidato ao PE. “A Elisa poderá responder noutra altura. Nós queríamos que esta declaração [“a cultura deverá ser factor prioritário na construção europeia”] ficasse concentrada sobre a nossa principal mensagem de hoje”, declarou.
-
Elisa Ferreira e Vital Moreira encontraram-se hoje a meio da manhã, na marginal, na Praça Gonçalves Zarco, junto à estátua da anémona (uma obra do Programa Polis), e logo aí a eurodeputada foi abordada pelos jornalistas que lhe perguntaram se o atraso com que chegou se devia ao facto de estar a fazer campanha. “Estava a falar com as pessoas”, justificou.
-
De imediato e com um ar divertido, a também eurodeputada Ana Gomes, que encabeça a lista do PS à Câmara de Sintra, disse: ”Deixem-me cumprimentar a outra candidata fantasma",
-
Notas do Papa Açordas: O Partido de Sócrates não está a contar vencer em Sintra e no Porto, logo, apresenta a essas câmaras, duas candidatas que já têm poleiro garantido em Bruxelas. Não se espere, um grande empenho destas senhoras nas campanhas autárquicas... elas não vão bulir uma palha... Vão fazer apenas os serviços mínimos...
-

Um governo mais que precário...

-
Trabalho
Redução dos recibos verdes divide Governo e sindicatos

-
O Sindicato da Administração Pública está preocupado com a situação dos trabalhadores a recibo verde, mas o Governo alega que tem combatido a precariedade e que reduziu em 30 por cento os contratos de prestação de serviços.
-
"Só na administração central houve uma diminuição de 30 por cento do número de trabalhadores a recibo verde desde 2005", disse à Lusa o secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos, sublinhando que foram abertos concursos para integrar estes funcionários.
-
Mas José Abraão, dirigente do Sintap (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública), questiona-se sobre o destino destes trabalhadores: "Queríamos saber que destino foi dado a esses trabalhadores, se ficaram no desemprego ou se entraram no quadro de pessoal da administração pública".
-
O secretário de Estado da Administração Pública explicou, por seu lado, que os concursos "não fazem discriminação" entre os candidatos que estavam a recibos verdes e os outros.
-
O governante admite que ainda existem situações que infringem a lei, mas sublinhou que tanto o Estado como as autarquias "têm feito um esforço muito sério" para fazer cumprir a legislação.
-
Notas do Papa Açordas: O governo, para acabar com os recibos verdes, mais não faz que os despedir. Habituado que está a nivelar por baixo, não tem muitos escrúpulos a proceder desta forma... É, sem dúvida, o pior governo depois do 25 de Abril!...
-

Corrupção para ti, corrupção para mim!...

-
Eleições europeias
Ferreira Leite acusa Governo de falta de empenho no combate à corrupção

-
A presidente do PSD acusou no sábado à noite o Governo de falta de empenho no combate à corrupção e defendeu que o dinheiro para os "chips" nas matrículas seja canalizado para o sistema de justiça.
-
Durante um comício no pavilhão municipal de Barcelos que começou com mais de uma hora de atraso, tempo durante o qual o ringue do pavilhão se foi enchendo, Manuela Ferreira Leite prometeu uma "luta sem tréguas" contra a inclusão de "chips" nas matrículas dos veículos, medida que já tinha contestado na sexta-feira.
-
A presidente do PSD considerou que "o Governo fica na mão com um instrumento" que permite uma "intolerável" intromissão "na vida privada dos cidadãos".
-
"Passamos agora a ter receio de sair de automóvel para não sermos localizados. É pena que se gastem tantos recursos, que se gaste tanto dinheiro a tomar medidas que só servem para nos desproteger. É muita pena que esses recursos, esse esforço não seja utilizado para reforçar o sistema de justiça", acrescentou.
-
Segundo a presidente do PSD, a justiça em Portugal "está numa situação muito complexa, as pessoas não acreditam no sistema, há um sentimento de impunidade, acha-se que o crime compensa porque não se vê ninguém a ser condenado por crimes que deveriam estar a ser condenados nos tribunais".
-
Notas do Papa Açordas: Manuela Ferreira Leite tem toda a razão: Sócrates nunca mostrou interesse em combater a corrupção, veja-se o que ele fez a João Cravinho. Mas, pelo que assisti nestes tempos mais próximos, a mesma acusação pode-se fazer ao PSD. Resultado, o Centrão gosta e vive da corrupção...
-

Campo de refugiados de Jalozai, Pakistán

Faisal Mahmood / REUTERS
-
Una mujer y su hija andan por el campo de refugiados de Jalozai, Pakistán. Este campo depende de las Naciones Unidas y acoge a más de 2 millones de desplazados. (20minutos.es)
-

sábado, 30 de maio de 2009

O país cor de rosa de Sócrates e Vital...

-
Europeias
Rangel apela que Vital “ponha a mão na consciência e que olhe para a crise social”

-
O cabeça-de-lista do PSD às eleições europeias, Paulo Rangel, apelou hoje para que o seu adversário do PS, Vital Moreira, "ponha a mão na consciência e olhe para a crise social".
-
Em declarações aos jornalistas, em Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, Paulo Rangel considerou "inaceitável o que Governo está a fazer quanto ao código contributivo, ao aumentar em 2,7 por cento a contribuição, a taxa social única para as instituições privadas de solidariedade social (IPSS), para as misericórdias".
-
Paulo Rangel pediu "que o Governo recue no código contributivo ou então dê uma compensação de 2,7 por cento às IPSS, às misericórdias, às mutuarias". "Que retomem a nossa proposta de um fundo de emergência social e que cuidem dos pobres portugueses, dos idosos portugueses, das crianças portuguesas que estão numa situação de ruptura", acrescentou.
-
Paulo Rangel considerou, ainda, que o Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, fez “uma afirmação populista e pouco responsável” sobre a abstenção. Questionado sobre a ideia defendida por Marinho Pinto de que o não voto "é uma arma contra mais do mesmo”, Paulo Rangel respondeu: “Essa é uma afirmação populista e pouco responsável da parte de uma pessoa que está à frente de uma associação pública - não é uma associação privada, é uma associação pública”.
-
Notas do Papa Açordas: Como é que Vital Moreira pode olhar para a crise social, se o avô Cantigas está a viver no Portugal cor-de-rosa de Zé Sócrates?...A queda à realidade, se assim acontecer, é só no dia 7 de Junho...
-

FREEPORT - Quando é que o "ARTISTA PRINCIPAL" vai dentro?...

Arquitecto Capinha arguido no caso Freeport, diz a TVI
-
O arquitecto Eduardo Capinha Lopes terá sido constituído arguido no processo Freeport, juntando-se assim ao inglês Charles Smith e ao seu antigo sócio na empresa de consultoria, Manuel Pedro, noticiou a TVI.
-
Eduardo Capinha Lopes, segundo foi adiantado no Jornal Nacional, teria sido contactado por Manuel Pedro, que o considerava como a pessoa ideal para desbloquear as autorizações que impediam a construção daquele espaço comercial, junto ao estuário do Tejo. Considerado uma pessoa próxima do PS, o arquitecto seria, de acordo ainda com a estação televisiva, o contacto perfeito para que os promotores se conseguissem reunir com José Sócrates que, em 2002, exercia o cargo de secretário de Estado do Ambiente.
-
Notas do Papa Açordas: E os artistas principais? Quando vão dentro? Dias Loureiro, por muito menos, já pediu a demissão do Conselho de Estado mas, José Sócrates, investigado pela polícia inglesa, ainda não saiu do Conselho de Estado ou do Governo, PORQUÊ? Há coisas estranhas, não há?
-

Taxi

Desmond Boylan/REUTERS
-
Un taxi espera a que lleguen sus clientes en la Habana (Cuba). (20minutos.es)
-

sexta-feira, 29 de maio de 2009

ERC - Central Socratiana de Censura dos media...

-
Media
José Eduardo Moniz garante que vai manter práticas da TVI na produção de notícias

-
O director-geral da TVI garantiu hoje que a estação vai manter as suas práticas de produção de notícias, reagindo a uma deliberação do organismo regulador dos media que acusa o canal de misturar factos com opinião.
-
"As práticas em vigor no que diz respeito à produção de notícias, bem como a trabalhos de investigação, manter-se-ão, no respeito por aquilo que são os padrões de independência, profissionalismo e rigor que tornaram os jornais da TVI nos serviços informativos mais procurados pelos portugueses", avançou José Eduardo Moniz em comunicado hoje divulgado.
-
A posição do director-geral visou reagir a uma deliberação hoje divulgada pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que reprovou "a actuação da TVI" em várias edições do "Jornal Nacional" e instou a estação a cumprir "de forma mais rigorosa o dever de rigor e isenção jornalística".
-
Os membros do conselho regulador consideraram que a TVI deve "demarcar 'claramente os factos da opinião'", como determina o Estatuto do Jornalista.
-
Uma deliberação que José Eduardo Moniz disse não o ter surpreendido por este organismo se tratar "de um órgão que resulta da vontade dos partidos políticos".
-
Notas do Papa Açordas: A ERC, organização governamental de censura dos media, bem tenta calar a voz incómoda da MMG, e do seu Jornal da Noite das sextas-feiras. Mas, ainda bem que a estação de televisão não lhes dá ouvidos. Desta forma, podemos continuar a ver um jornal de notícias, bem feito e, sem dúvida, mais credível que a estatal RTP e a pró-estatal SIC... Força TVI!...
-

Sócrates: Sempre a mesma confusão entre o Partido e o Estado...

-
Zapatero criticado em Espanha por vir a Portugal em Falcon da Força Aérea
Sócrates não esclarece se usou avião do Estado espanhol para ir a comício do PS

-
O gabinete de José Sócrates não esclareceu como regressou sábado a Portugal o líder do PS para participar no comício em Coimbra com o seu homólogo espanhol, José Luis Zapatero, depois de ter participado num congresso do PSOE em Valência, noticia hoje o semanário “Sol”.
-
A dúvida coloca-se porque José Luís Zapatero viajou de Valência para Coimbra num Falcon da Força Aérea espanhola e está a ser por isso muito criticado em Espanha.
-
Em resposta ao “Sol”, o gabinete de José Sócrates apenas disse que Sócrates “não usou nenhum meio do Estado português nas suas deslocações”. E garantiu que o líder do PS seguiu para Madrid num voo da TAP, na noite de sexta-feira.
-
Notas do Papa Açordas: A mesma trapalhada de sempre! A confusão entre o que é do Estado e o que é do Partido. Não há maneira de educar estes líderes ibéricos...
-

Eurosondagem: sempre a favor do PS...

-
Sondagem Renascença/Expresso/SIC
PS e PCP sobem nas intenções de voto para as europeias

-
Uma subida das intenções de voto no PS, que se distancia do PSD, e no PCP, que ultrapassa o BE, são as duas novidades do estudo sobre intenção de voto para as eleições europeias de 7 de Junho feito pela Eurosondagem para a Renascença, Expresso e SIC.
-
O PS subiu 1,2 por cento e atinge os 35,5 por cento. O PSD atinge os 32,5 por cento, o que significa uma diferença de três por cento em relação ao PS.
-
A CDU, coligação que integra o PCP e o PEV, sobe três por cento, para 9,2 por cento. O BE aparece com 8,8 por cento, isto é, com menos 0,4 por cento do que a CDU. Já o CDS recebe 6,5 por cento das intenções de voto.
-
Segundo o “site” da Rádio Renascença, esta sondagem foi efectuada por telefone, pela Eurosondagem, entre os dias 25 e 27 de Maio, em Portugal continental e regiões autónomas. Teve como universo a população com mais de 18 anos residente em lares com telefone da rede fixa. Os entrevistados foram distribuídos aleatoriamente no que se refere ao sexo e à idade.
-
Notas do Papa Açordas: Mais um frete do militante do PS em serviço na Eurosondagem. De vez em quando, dado as dificuldades do seu partido, lá vem com dados contraditórios, defender a sua dama...
-

PS - Trapalhadas e trapalhões, SA

-
Eleições europeias
Louça diz que "atrapalhação do PS" obriga partido a ir buscar Vítor Constâncio para a campanha

-
O líder do BE sublinhou quinta-feira à noite a “atrapalhação” do PS, que teve de ir buscar o governador do Banco de Portugal para entrar na campanha para apoiar a proposta de Vital Moreira sobre um imposto europeu.
-
“Tão atrapalhado está o PS que tem que ir buscar um dos seus, Governador do Banco de Portugal, que clama a sua independência como governador do Banco, para entrar na campanha eleitoral e ser a única pessoa do PS que vem dizer que concordava com a proposta de um imposto que Vital Moreira apresentou há dois dias atrás”, afirmou Francisco Louçã, num comício em Leiria.
-
Recordando que Vital Moreira há dois dias “decidiu elogiar o doutor Constâncio”, Francisco Louçã notou que agora foi a vez do governador do Banco de Portugal devolver os elogios.
-
“Vejam bem, não houve mais ninguém a não ser Vítor Constâncio, elogiado ontem devolve o elogio hoje”, salientou.
-
Antes, o líder do BE tinha já narrado a ‘história’ que levou a esta troca de elogios e que tem a “atrapalhação” como ponto comum entre Vital Moreira e Vítor Constâncio.
-
Notas do Papa Açordas: O Partido de Sócrates é o partido das trapalhadas e dos trapalhões. Ainda ontem à noite, no Alentejo, o avô Cantigas deu a notícia que as minas de S.Domingos(?) iam reabrir. Pelos vistos, o ansião queria dizer Aljustrel... É a idade...
-

Niño albino

Jean Pierre Aime Harerimana / REUTERS
-
Un niño albino, sentado frente a un jurado en Ruyigi, Burundi. Grupos de persecución de los albinos negros han creado un tribunal por el cual pueden sentenciar a muerte a toda su familia, que al igual que este niño, son albinos. (20minutos.es)
-

quinta-feira, 28 de maio de 2009

ERC (Comissão de Censura): condena Manuela Moura Guedes...

-
Apresentado por Manuela Moura Guedes
ERC condena TVI por “desrespeito de normas ético-legais” no Jornal da Noite de sexta-feira

-
A TVI, mais concretamente algumas das suas emissões do Jornal da Noite de sexta-feira, foi condenada pelo Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social por “desrespeito de normas ético-legais aplicáveis à actividade jornalística”.
-
A deliberação divulgada hoje toma posição sobre um conjunto de queixas apresentadas contra aquele canal de televisão, em concreto contra o jornal televisivo semanal que Manuela Moura Guedes apresenta à sexta-feira.
-
Todas as queixas versam o tratamento dado ao Governo e, sobretudo, à figura do primeiro-ministro, José Sócrates, sendo que a maioria se reporta ao processo Freeport. Ao todo entraram na ERC dez queixas, apresentadas por cidadãos entre 16 de Fevereiro e 30 de Março de 2009, que visavam, entre outras, as edições do Jornal da Noite de 30 de Janeiro, 13 de Fevereiro, 1 de Março e 27 de Março.
-
Uma destas queixas foi apresentada por José Arons de Carvalho, deputado socialista e antigo secretário de Estado para a Comunicação Social dos Governos de António Guterres.
-
Os membros da entidade reguladora não foram unânimes no voto do parecer. Favoravelmente à condenação da TVI votaram José Alberto de Azeredo Lopes, Elísio Cabral de Oliveira, Maria Estrela Serrano e Rui Assis Ferreira, tendo estes dois últimos decidido apresentar uma declaração de voto. Já Luís Gonçalves da Silva votou contra, tendo também apresentado uma declaração de voto.
-
Notas do Papa Açordas: Para quem tivesse dúvidas, aqui está a nova Comissão de Censura, ou melhor, de Exame Prévio. O certo é que estamos a caminhar, a passos largos, para a implementação do regime que havia antes do 25 de Abril... O "engenheireiro" José Sócrates é o grande obreiro desta mudança... vamos lhe agradecer com uma votação esmagadora na oposição...
-

Opinião

-
"Um pedido ao primeiro-
ministro: não saia mais pela
porta das traseiras. Ao menos
isso. Não envergonhe a
democracia"
-
Helena Matos
Público

Times Square

Justin Lane/EFE
-
Varias personas permanecen sentadas en unas sillas puestas en una de las nuevas calles cortadas al tráfico de Broadway en Times Square, Nueva York (EE UU). La ciudad cerró varias calles de Broadway entre Time Square y Herald Square como una forma de disminuir la congestión de tráfico en el centro de Manhattan. (20minutos.es)
-

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O desordenado



Opinião
O desordenado
Mário Crespo
-
António Marinho Pinto está para o PS de Sócrates como o estão
Vitalino Canas, Augusto Santos Silva ou Pedro Silva Pereira. É
um indefectível. Tal como Sócrates, Marinho Pinto vê em tudo
o que o prejudica uma urdidura de travestis do trabalho
informativo. Tal como Sócrates, o Bastonário dos Advogados vê
insultos nos factos com que é confrontado. E reage em disparatado
ultraje e descontrolo, indigno de quem tem funções públicas.
Marinho Pinto na TVI foi tão sectário como Vitalino Canas ou
Santos Silva e conseguiu o prodígio de ser mais grosseiro numa
entrevista do que Sócrates foi na RTP e Pedro Silva Pereira na SIC.
É obra. Marinho Pinto não tem atenuantes. Não trabalhou no
Ministério do Ambiente de Sócrates e, que se saiba, não faz parte
do seu núcleo duro. É pois de supor que não esteja vinculado ao
voto de obediência cega que tem levado os mais próximos de Sócrates
à defesa do indefensável, à justificação do injustificável e a encontrar
razão no irracional. Não tendo atenuantes, Marinho Pinto tem
agravantes. O Estado de direito delegou na Ordem dos Advogados
importantes competências reguladoras de um exercício fundamental
para a sociedade. O Bastonário tem que as exercer garantindo
uma série de valores que lhe foram confiados pelos seus pares.
O comportamento público do Bastonário sugere que ele está
a cumprir uma bizarra agenda pessoal com um registo de regularidade
na defesa apaixonada de José Sócrates e do PS. O que provavelmente
provocou em Marinho Pinto o seu lamentável paroxismo esbracejante
em directo foi a dura comparação entre as suas denúncias sobre
crimes de advogados e os denunciantes do Freeport. Se a denúncia
de irregularidades na administração de bens públicos é um dever,
a atoarda não concretizada é indigna. O que o Bastonário da Ordem dos
Advogados disse sobre o envolvimento dos seus pares nos crimes
dos seus constituintes é o equivalente aos desabafos ébrios tipo:
"são todos uns ladrões" ou "carrada de gatunos". Elaborações interessantes
e de bom-tom, se proferidas meio deitado num balcão de mármore entre
torresmos e copos de três. Presumo que a Ordem dos Advogados não
seja isso. Nem sirva de câmara de eco às teorias esotéricas do Bastonário
de que a Casa Pia foi uma Cabala para decapitar o PS ou que o Freeport
é uma urdidura politico-judicial-jornalistica. Se num caso, um asilo do
Estado com crianças abusadas fala por si, no outro, um mega centro
comercial paredes-meias com a Rede Natura, tem uma sonoridade tão
estridente como o grito de flamingos desalojados. A imagem que deu
na TVI foi de um homem vítima de si próprio, dos seus excessos,
do seu voluntarismo, das suas inseguranças e das suas incompetências.
Marinho Pinto tentou mostrar que era o carrasco do mensageiro
que tão más notícias tem trazido a José Sócrates. Fê-lo vociferando
uma caterva de insultos como se tivesse a procuração bastante passada
pelo Primeiro Ministro para desencorajar e punir este jornalismo de
pesquisa e denúncia que tantas e embaraçosas vezes tem andado à frente
do inquérito judicial. E a verdade é que sem o jornalismo da TVI
não havia "caso Freeport" e acabar com Manuela Moura Guedes
não o vai fazer desaparecer. (Jornal de Notícias - Mário Crespo)
-

Dias Loureiro: Demissão só peca por tardia...

-
Dias Loureiro deixa o Conselho de Estado
-
O ex-ministro do PSD, principal visado por Oliveira e Costa no caso BPN, apresentou a sua renúncia a Cavaco.
-
O jornal Sol adianta que o ex-administrador da Sociedade Lusa de Negócios apresentou a sua renúncia numa audiência com Cavaco Silva, que teve lugar ao início da tarde, no Palácio de Belém.
-
Na ausência de pedido de autorização junto do Conselho de Estado para o ex-administrador do BPN depor no processo, o próprio Dias Loureiro confirmou ao SOL que vai pedir ao PGR para ser imediatamente ouvido. (Jornal de Notícias)
-
Notas do Papa Açordas: Não há dúvidas que este assunto estava a levantar problemas a Cavaco Silva, pelo que é um alívio o pedido da sua demissão. A Justiça que faça agora o resto...
-
-

Vital Moreira preocupado com fugas de votos do PS para o Bloco de Esquerda

-
Sócrates participa hoje em Castelo Branco na campanha do PS para as europeias
Vital abre frente de ataque ao Bloco

-
Com a generalidade das sondagens a traduzir uma transferência de votos do PS para o Bloco de Esquerda, o cabeça-de-lista socialista ao Parlamento Europeu, Vital Moreira, passou ontem em Vila Real a mensagem de que PCP e os bloquistas "são a mesma coisa" em Estrasburgo, porque ambos fazem parte de um grupo político dominado por comunistas.
-
O secretário-geral do PS, José Sócrates, regressa hoje à campanha europeia em Castelo Branco, numa altura em que os socialistas abriram uma nova frente de ataque, ligando o Bloco de Esquerda aos comunistas europeus.
-
Depois de ter participado no arranque da campanha sábado, em Coimbra, e de ter estado presente na jornada do Porto no domingo seguinte, José Sócrates reencontra o cabeça de lista do seu partido às europeias, Vital Moreira, no comício de Castelo Branco.
-
Nesta campanha eleitoral, Vital Moreira tem contado quase todos os dias com o apoio directo dos principais dirigentes do PS, e terça-feira à noite, em Vila Real, foi a vez de Pedro Silva Pereira picar o ponto.
-
Notas do Papa Açordas: Então o avô Cantigas, o sr. Vitalinho, tem medo dos comunistas? Mas, quando andou a navegar por aquelas águas, não tinha... porquê? Não era dos que comia criancinhas ao pequeno almoço? Ah, pobre Vitalinho... onde tu andas metido... a fazer fretes para que a mulher continue a facturar como Secretária de Estado... É a vida!...
-

Educação: Próximo sábado, professores para a rua...

-
"Sair à rua em força é arriscar um futuro diferente"
Blogues e movimentos independentes apelam à participação na manifestação de sábado

-
Os principais blogues e movimentos de professores fazem apelo conjunto à participação na manifestação convocada para sábado, em Lisboa.
-
Nos últimos tempos, as divergências sobre os objectivos e métodos da contestação docente têm sobressaído nos blogues de professores, mas a três dias da última manifestação do ano lectivo tanto a blogosfera como os movimentos independentes decidiram avançar para um apelo inédito: "Sair à rua, todos juntos outra vez, é o que teme o Governo e é do que a escola pública precisa. Por isso encontramo-nos no próximo sábado".
-
No apelo recorda-se as três manifestações e as duas greves realizadas desde o ano passado."São momentos que não se esquecem e que despertaram o país. Os professores deixaram bem claro que não se deixam intimidar e que não sacrificam a qualidade da escola pública".
-
A situação é assim descrita: “Este governo desfigurou a escola pública”. Três momentos: "O modelo de avaliação docente é uma fraude que só prejudica alunos, pais e professores”; "partir a carreira docente em duas, de uma forma arbitrária e injusta, só teve uma motivação economicista e promove o individualismo”; “a imposição dos directores burocratiza o ensino”.
-~
“É a educação que está a perder", frisam os subscritores, recordando que este é um momento em que se “debatem as escolhas para o país e para a Europa” e que os “professores têm uma palavra a dizer”.“Sair à rua em força é arriscar um futuro diferente”.
-
Notas do Papa Açordas: Todos nós desejamos uma grande mobilização para a manifestação de sábado. É preciso que todos os professores se convençam que, deste governo e desta ministra, nada virá de bom... é sempre a perder...
-

PS: quer mais um imposto europeu...

-
Eleições
Vital Moreira propõe criação de imposto europeu

-
Candidato do PS diz que não significa aumentar os impostos nacionais e que o mais importante é haver mais recursos para distribuir. Mais pormenores só quando for eleito para o Parlamento Europeu e apresentar propostas nesse sentido.
-
O cabeça de lista socialista às eleições europeias admitiu esta tarde a possibilidade de criar um imposto europeu sobre transacções financeiras, ou, em alternativa, de proceder à transferência de fatias suplementares dos orçamentos nacionais.
-
“Porque não criar uma espécie de imposto sobre transacções financeiras. Ou levar uma fatia dos impostos nacionais de todos os estados para o orçamento europeu”, disse .
-
Vital Moreira afirmou a sua posição numa sessão no Instituto de Emprego e Formação Profissional de Chaves, em que alertou para a necessidade de serem aumentados os recursos financeiros da União Europeia. Para o candidato socialista a ideia “é ter um bolo maior” para ter “fatias maiores” para distribuir.
-
Notas do Papa Açordas: Oh que avô Cantigas mais desastrado!... Quando abre a boca, entra mosca ou sai m.... Não basta o seu patrão criar e aumentar os impostos em Portugal, senão ainda o desplante de ser um "novo cristão", a sugerir a criação de mais um... Isto prova que a estupidez, em certas pessoas, não tem limite...
-

Vendedor de agua potable

Beawiharta/REUTERS
-
Este vendedor lleva en su carro agua potable para vender en el norte de Yakarta (Indonesia) después de que la ciudad sufriese graves inundaciones. (20minutos.es)
-

terça-feira, 26 de maio de 2009

DREC: Pinho impõe LEI DA ROLHA!...

-
Ilda Figueiredo promete estar atenta a possível discriminação da coligação
Ministério da Economia proíbe jornalistas de assistir a acção da CDU

-
A deputada e candidata ao Parlamento Europeu pela CDU, Ilda Figueiredo, manifestou-se hoje “indignada” com o facto de o Gabinete do ministro da Economia ter dado instruções para que não fosse permitido aos representantes da comunicação social assistirem ao encontro entre elementos da candidatura e representantes dos trabalhadores no interior do edifício da Direcção Regional de Economia do Centro, em Coimbra.
-
“O PS não é dono destas instalações, não é dono do património público”, criticou Ilda Figueiredo, que prometeu ficar “muito atenta ao que se irá passar com as outras candidaturas”, durante a campanha eleitoral, para verificar “se se trata ou não de um caso gravíssimo de discriminação da CDU”.
-
Já no espaço exterior do edifício, onde ouviu as preocupações dos trabalhadores face à decisão de transferência da sede da direcção regional para Aveiro, a deputada questionou: “De que é que o ministro da Economia tem medo? O que é que não quer que seja revelado, para impedir a presença, no interior, da comunicação social?”
-
Os jornalistas já estavam no anfiteatro onde deveria ter decorrido a reunião de Ilda Figueiredo com delegados sindicais e outros representantes dos trabalhadores (esse, sim, autorizado pelo ministério) quando o director regional, Justino Pinto, justificou a decisão. “O Ministério não autorizou a presença dos senhores jornalistas por entender que este encontro se poderia transformar numa espécie de comício”, disse.
-
Notas do Papa Açordas: Se fosse um encontro com o Avô Cantigas, certamente que o Sr.Pinho não teria dado essa ordem... Há entre os governantes e dirigentes do PS, uma grande confusão! Não sabem distinguir até onde vai o partido e começa o governo e vice-versa!... São piores que os de antes do 25 de Abril!... Oxalá, o povo português lhes saiba aplicar um bom correctivo!...
-

Dias Loureiro pode ser o alvo de quem não tem nada a perder

-
O depoimento de Oliveira Costa ameaça fazer vítimas colaterais
Dias Loureiro, conselheiro de Estado e ex-ministro de Cavaco Silva, é quem mais pode perder com a mudança de postura de Oliveira Costa. "Parece-me que quer explicar que o que se passou no BPN não é obra de um homem só", comentou Nuno Mello, deputado do CDS nesta comissão, ao i.
-
Para o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, este caso é revelador da associação entre o poder político e económico que resultou em grandes prejuízos e indícios claros de fraude.
-
Dias Loureiro tem descartado qualquer responsabilidade ou conhecimento dos temas mais quentes relacionados com o dossier BPN, desde o banco Insular aos negócios ruinosos realizados em Porto Rico, tendo já sido desmentido por mais do que uma vez. Primeiro por António Marta, vice-governador do Banco de Portugal em 2001, que negou que Dias Loureiro tivesse alertado o supervisor que estava "intranquilo" com o banco - e depois pelos jornais.
-
Na primeira vez que foi à comissão de inquérito, Dias Loureiro disse não conhecer o Excellence Asset Fund, veículo utilizado pelo grupo para comprar duas tecnológicas em Porto Rico. Mas tornou-se público que o ex-ministro, afinal, assinou contratos e foi representante desse mesmo fundo. Para Francisco Louçã, esta contradição já deveria ter tido consequências: a saída do ex-ministro do PSD do Conselho de Estado, evitando o constrangimento no órgão que aconselha o Presidente da República.
-
Notas do Papa Açordas: Hoje vai ser o DIA D para Dias Loureiro. Depois de apanhado em muitas contradições e omissões, sofrendo de uma "amnésia" voluntariosa, Dias Loureiro consegue o feito de ainda manter o seu lugar no Conselho de Estado. Até quando?
-
-

Educação: Professores preparam o protesto de sábado...

-
Plataforma Sindical dos Professores
Docentes fazem hoje greve entre as 08h00 e as 10h30

-
Os professores fazem hoje greve nos dois primeiros tempos da manhã, entre as 8h00 e as 10h30, numa acção de protesto organizada pela Plataforma Sindical dos Professores para preparar a manifestação prevista para o próximo sábado.
-
A Plataforma Sindical dos Professores admite que a adesão às acções de luta previstas para esta semana diminua, o que atribui ao "desgaste" e "desânimo" dos docentes, mas desvaloriza a questão afirmando que os motivos da "indignação" se mantêm. Os últimos dois grandes protestos de rua, a 8 de Março e 8 de Novembro de 2008, contaram com 100 mil e 120 mil participantes, segundo os sindicatos.
-
"É natural que diminua, mas isso não significa menos indignação. Aumentar [a adesão] era muito difícil e temos toda a consciência de que pode existir desgaste e desânimo. Mas temos a obrigação de não deixar que isso aconteça", afirmou o porta-voz da plataforma, Mário Nogueira.
-
Sobre a greve de hoje, explica que essa foi a opção dos professores, não obrigando ao desconto de um dia completo. Cada docente deverá fazer uma paralisação de 90 minutos, dois tempos lectivos, dentro daquele período.
-
No próximo sábado, os professores concentram-se à tarde no Marquês de Pombal, em Lisboa, desfilando depois até à Praça dos Restauradores. Segundo os sindicatos, o protesto de sábado é de "rejeição da política educativa do Governo, de exigência de revisão efectiva do Estatuto da Carreira Docente, de suspensão e substituição do actual modelo de avaliação de desempenho".
-
Notas do Papa Açordas: Os professores não devem esmorecer a sua luta por uma educação de nível europeu. O que tem acontecido em Portugal, nestes últimos 4 anos, é a implementação de uma educação terceiro mundista... e, isto, é muito ruim para todos...
-

"AirPod"

AP Photo / Lionel Cironneau
-
La empresa MDI (Motor Development International) ha elaborado este coche "AirPod", en el cual la energía principal es el aire. Este coche fue presentado en Niza, Francia.(20minutos.es)
-

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Vale e Azevedo: Para político, JÁ!...

-
Tribunal fixou cúmulo jurídico
Vale e Azevedo ainda tem oito anos de prisão por cumprir

-
O Tribunal da Boa Hora, em Lisboa, condenou hoje o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo a um cúmulo jurídico de 11 anos e meio de prisão pelas diversas condenações já sofridas.
-
A esta pena unitária de 11 anos e meio de prisão aplicada pelo juiz serão retirados os três anos e meio já cumpridos de prisão efectiva por Vale e Azevedo, pelo que lhe resta ainda cumprir oito anos de prisão.
-
O cúmulo jurídico visou juntar numa só pena as várias condenações já proferidas contra Vale e Azevedo: em 2006 foi condenado a sete anos e meio de prisão no "caso Dantas da Cunha", em 2007 o Tribunal Constitucional decidiu "transitar provisoriamente em julgado" o acórdão que o condenou a seis anos de prisão em cúmulo jurídico nos "casos Ovchinnikov e Euroárea" e também em 2007 foi condenado a uma pena de cinco anos de prisão no âmbito do "caso Ribafria".
-
Entretanto, a apreciação do recurso do ex-presidente do Benfica contra a extradição do Reino Unido para Portugal foi adiada para depois de 8 de Junho, a pedido do arguido. Vale e Azevedo é alvo de um pedido de extradição emitido pelas autoridades portuguesas para cumprir uma sentença de sete anos e seis meses de prisão pelos crimes de falsificação e burla qualificada no "caso Dantas da Cunha".
-
Notas do Papa Açordas: É uma pena Vale e Azevedo não se dedicar à política. Podia se inscrever num dos partidos do poder, PS ou PSD, e tinha a vidinha ganha...Já deu provas que tem todos os predicados de um político (mentiroso, aldrabão, "bon-vivant"...), pelo que não seria difícil singrar nessa vida...
-

Oliveira e Costa: Disposto a pôr a boca no trombone...

-
Parlamento
Oliveira e Costa promete contar quanto pagou aos seus colaboradores no BPN

-
O anterior líder do Grupo Sociedade Lusa de Negócios/Banco Português de Negócios (SLN/BPN) vai amanhã ao Parlamento revelar os milhões de euros que foram pagos aos seus colaboradores durante a sua liderança, nomeadamente a Dias Loureiro e Luís Caprichoso.
-
A iniciativa partiu do próprio Oliveira e Costa depois de ver que estes mesmos colaboradores, quando prestaram depoimento na comissão parlamentar de inquérito ao caso BPN, disseram que não se lembravam de nada que havia ocorrido no grupo.
-
A notícia é hoje avançada pelo Correio da manha que garante que a linha de defesa que Oliveira e Costa vai apresentar no Parlamento passa por referir que esses seus colaboradores receberam milhões em prémios e regalias pagos em paraísos fiscais e agora estão todos "cegos, surdos e mudos".
-
Notas do Papa Açordas: Será desta que Oliveira e Costa irá pôr a boca no trombone? Oxalá revele o que sabe, para assim ajudar o Dias Loureiro na recuperação da sua memória...
-
-

O descontentamento assim o determina...

-
Trabalho
Número de reformas antecipadas na função pública aumentou quase 50 por cento em 2008

-
Os trabalhadores da função pública voltaram a correr às reformas antecipadas no ano passado. No total, entre os serviços centrais do Estado, as autarquias e as regiões autónomas, foram 6125 funcionários públicos que se aposentaram antecipadamente. Ou seja, mais 48,4 por cento do que o sucedido em 2007.
-
A notícia é hoje avançada pelo Jornal de Negócios que atribui às condições especiais de aposentação criadas pelo Governo, a razão da corrida às reformas antecipadas. Segundo aquele diário, de acordo com o Relatório e Contas da Caixa Geral de Aposentações, apresentado na passada sexta-feira aos representantes dos sindicatos, cada funcionário que resolveu antecipar a sua reforma teve, em média, um corte de 11 por cento no valor da sua pensão.
-~
Ainda segundo o Jornal de Negócios, os funcionários que se aposentaram antecipadamente, ou seja, antes da idade estatutária para esse efeito, somam-se ainda mais 17.290 funcionários que se aposentaram, perfazendo um total de 23.415 funcionários que saíram da administração pública para a reforma. Este valor compara com os 19.087 que se haviam aposentado em 2007.
-
Notas do Papa Açordas: Os ataques cerrados que o sr.Sócrates fez aos trabalhadores da Função Pública, levou a que um grande número de funcionários abandonasse o activo, mesmo antes de completar o tempo. Visitando os vários serviços públicos espalhados pelo país, e contactando com os respectivos funcionários, é fácil constatar o descontentamento que alastra pela classe...
-

Montecarlo

REUTERS
-
El lujo de Montecarlo, en forma de yates, al fondo del circuito urbano. En la pista, el Ferrari de Felipe Massa. (20minutos.es)
-

domingo, 24 de maio de 2009

Polícia atirou em aluno das Novas Oportunidades...

-
Maia: Cadastrado assaltava café para levar máquina de tabaco
Polícia de folga dá tiro a ladrão
-
Um elemento da Polícia Marítima – em casa a gozar a folga – baleou ontem de madrugada um cadastrado que estava a assaltar, com mais três comparsas, o café Raio de Sol, em Moreira da Maia. Márcio Matos, de 20 anos, atingido de raspão na cabeça, está internado no Hospital de S. João e não corre perigo de vida. Os comparsas estão a monte.
-
À PJ, onde foi interrogado ontem, o agente da Polícia Marítima contou ter disparado com o intuito de atingir o tejadilho do carro dos jovens, que segundos antes o tinham ameaçado com uma arma de fogo. Saiu em liberdade mas está indiciado por tentativa de homicídio, num quadro de excesso de legítima defesa.
-
Segundo os moradores, o agente terá avisado os assaltantes, que actuaram de cara destapada, de que era da polícia e tinha uma arma. Seguiu-se a ameaça dos criminosos. “Eles disseram que iam mandar um tiro e o nosso vizinho disparou para o ar só para os assustar. Ao fugirem, o que ficou ferido ia na mala, quando o polícia atirou, desta vez em direcção ao veículo, acertou-lhe”, contou ao CM Marlene Silva, filha do proprietário do café.
-
O objectivo dos ladrões era roubar a máquina do tabaco. “Puseram-na cá fora, mas quando se aperceberam da confusão com os vizinhos deixaram-na no chão e fugiram sem levar nada”, explicou Marlene Silva. “Ele pensava que o tinha atingido na perna. Quando soube que foi perto da cabeça ficou preocupado”, revelou a testemunha ao CM.
-
Márcio Matos, residente em Pedrouços, Maia, tem cadastro por outros crimes de furto. Ontem, após ter sido alvejado, cerca das 05h30, foi abandonado pelos companheiros numa rua em Paranhos, onde estava parada uma ambulância particular de transporte de doentes. Depois de pedir ajuda para o amigo, o trio pôs-se em fuga.
-
O carro Opel Astra que usaram tinha sido roubado e foi recuperado pela GNR. (Correio da manhã)
-
Nota do Papa Açordas: Este polícia está feito...Então interrompe-se um trabalhador que está a trabalhar, legalmente, perante as leis do sr. Sócrates... Quem sabe, se o jovem baleado não fosse aluno das Novas Oportunidades e, andasse no terreno, a aplicar os conhecimentos aprendidos...
-

Ferrari 250 Testa Rossa

Giorgio Benvenuti / EFE
-
Este modelo de 1957 Ferrari 250 Testa Rossa fue subastado en Maranello (Italia) por 9 millones de euros (12.2 millones de dólares), estableciendo un nuevo récord en precios de autos clásicos. Este auto fue uno de los 34 modelos de las línea Testa Rossa que ganó en diferentes competiciones en América del Norte y del Sur. (20minutos.es)
-

sábado, 23 de maio de 2009

CDU: Marcha memorável em Lisboa...

-
CDU: 85 mil pessoas protestam em Lisboa
-
Segundo a CDU, cerca de 85 mil pessoas partiram hoje da Praça do Saldanha, em Lisboa, às 15h25, numa marcha de protesto com destino ao Marquês de Pombal. Para o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, a adesão tem "um significado que vai muito para além das eleições".
-
O número de manifestantes foi estimado pela organização. A polícia presente no local não quis avançar oficialmente com números.
-
A liderar a marcha estão Jerónimo de Sousa e a número um da lista da CDU ao Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo, empunhando uma faixa onde se lê "Nova política - Uma vida melhor!".
-
Mais de uma hora depois do início da manifestação, e quando os principais dirigentes políticos que encabeçavam a marcha já se encontravam no Marquês de Pombal, ainda muitos manifestantes não tinham começado a andar no Campo Pequeno, preenchendo totalmente as avenidas Fontes Pereira de Melo e da República.
-
"Nunca uma força política realizou uma iniciativa com esta dimensão e esta combatividade", disse Jerónimo de Sousa à agência Lusa.
-
Para o líder comunista esta marcha "tem um conteúdo que vai para além do conteúdo eleitoral", em particular no contexto "da crise que vivemos, dos apelos e convites à resignação, ao conformismo e ao desespero".
-
Notas do Papa Açordas: Aconselhava o sr. Sócrates a ter mais atenção a estas manifestações da oposição... porque, no final, as contas podem-lhe sair furadas...
-

Makro: mais uma empresa que se aproveita da crise...

-
Demissões já começaram
Trabalhadores da Makro vão interpor providência cautelar contra despedimento colectivo

-
A Comissão Representativa dos Trabalhadores da Makro vai interpor na próxima semana uma providência cautelar contra o despedimento colectivo de 90 funcionários da rede de “cash and carry”. As demissões nas lojas já começaram.
-
Segundo afirmou ao PÚBLICO fonte da comissão de trabalhadores (CT), “independentemente do resultado da providência cautelar, iremos avançar com um processo em tribunal”.
-
Na quinta-feira, o Bloco de Esquerda (BE) enviou já um documento dirigido ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e ao presidente da Assembleia da República a questionar que medidas estariam a ser tomadas para “estancar o despedimento colectivo na Makro de 90 dos seus trabalhadores”.
-
De acordo com a fonte da CT, os despedimentos irão afectar praticamente todas as lojas que a cadeia de distribuição grossista possui em Portugal, abrangendo os operadores e chefias dos espaços de venda.
-
Em algumas lojas, como as de Matosinhos, Braga, Gaia, Cascais e Albufeira, já houve inclusive reuniões entre a administração e os funcionários, a quem foi proposto o despedimento e pagamento imediato das indemnizações. A Makro de Palmela e a de Aveiro, que foi criada no ano passado, permaneceram à margem das demissões.
-
Notas do Papa Açordas: Mais uma multinacional que se aproveita da crise para emagrecer os quadros de pessoal... O governo fica calado, esboça um sorriso amarelo e... mais nada. Se possível, ainda dá um subsídio chorudo aos administradores...
-

Refugiada

AP Photo / Anjum Naveed
-
Esta niña es una refugiada paquistaní, que se ve obligada a vivir en el campo de refugiados en Chota Lahore. La secretaria de Estado de los EE UU, Hillary Rodham Clinton, ha asegurado que va a enviar 110 millones de dólares para paliar la grave crisis humanitaria que se está viviendo.(20minutos.es)
-

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Banco de Portugal: Grande vaquinha!...

-
Regulador do sector bancário diz que, desde 2003, só aumentou os seus gestores em 2005
Banco de Portugal diz que "decisão de não aumentar salários não foi tomada neste momento"

-
O Banco de Portugal negou hoje que a decisão de não aumentar os salários dos seus administradores tenha sido tomada nos últimos dias, afirmando que "não foi processado qualquer aumento", apesar de 2009 já ir "quase a meio".
-
Uma nota do regulador do sector bancário indica ainda que, à excepção de 2005, o Banco de Portugal não procede a aumentos dos seus gestores desde 2003.
-
"Em 2009, apesar de estarmos quase a meio do ano, não foi processado qualquer aumento das remunerações dos membros do Conselho de Administração (CA) do Banco de Portugal. Como é evidente, essa realidade não dependeu de qualquer decisão tomada neste momento. Assim, as remunerações do CA em 2009 manter-se-ão iguais às de 2005", indica a nota do Banco de Portugal.
-
O jornal "i" divulgou na edição de quinta-feira que um lapso do Banco de Portugal deixou os reguladores sem aumentos no ano passado, uma situação que seria corrigida este ano com uma actualização salarial de cinco por cento (para reparar a situação de 2008 e para actualizar os salários de 2009).
-
Na quinta-feira, fonte oficial do Banco de Portugal tinha informado que o conselho de administração do Banco de Portugal decidiu não proceder a aumentos salariais para este ano nem para 2008, mas não quis adiantar quando foi tomada esta decisão.
-
Notas do Papa Açordas: Estes rapazes do Banco de Portugal são muito bons e patriotas. Então, o sr.Vítor Constâncio, que já ganha o dobro do Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, ainda queria aumento? E, porque não, baixar o seu ordenado? Porque não baixa o seu vencimento de 27.000 euros? E, ainda diz que os ordenados do funcionalismo devia ser novamente congelado... Grande abécula...
-

Auto Europa: Para quê tanta teimosia?

-
Governo critica posição dos trabalhadores
CT da Autoeuropa diz que a sua proposta é definitiva
-
A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa diz que a proposta apresentada à administração é “definitiva” e que não há margem para negociações.
-
Em declarações ao PÚBLICO, António Chora, coordenador da CT garante que a proposta dos trabalhadores corresponde “a tudo aquilo que foi pedido pela Volkswagen na Alemanha, há uns meses” e que, actualmente, “a Autoeuropa está a exigir mais do que a própria casa-mãe”.
-
O coordenador da CT não revela quais as medidas propostas, visto que elas só serão apresentadas aos trabalhadores no plenário da próxima sexta-feira.
-
Ainda assim, António Chora adianta que “a administração está a fazer exigências incomportáveis para os trabalhadores”. De acordo com o coordenador da CT, os trabalhadores estão à espera que a empresa retome as negociações, que foram quebradas na passada quarta-feira.
-
Segundo António Chora, a fábrica de Palmela está actualmente a ser mais exigente do que deveria. “Sempre correspondemos aos pedidos que nos foram feitos pela Volkswagen para a vinda de novos modelos, como o Scirocco e o EOS, mas a nível local (administração da Autoeuropa) estão a fazer-nos mais exigências do que a própria Volkswagen”, destacou em declarações à Lusa na passada quarta-feira.
-
Notas do Papa Açordas: É muito triste, numa altura destas, em que um emprego procura-se a qualquer preço, ver a teimosia da Comissão de Trabalhadores(CT) da Auto Europa. Parece estar esquecidos do que aconteceu com a Opel, na Azambuja, em que a teimosia da CT, levou à saída da Opel de Portugal... Será que a CT da Auto Europa quer o mesmo? E quem lhes paga depois o ordenado?...
-

Desemprego: Não apaguem tanto, porra!...

-
Trabalhadores do Estado também já contribuem para a subida
Desemprego registado atinge valor mais alto de sempre

-
O desemprego continuou a acelerar em Abril passado. Os 491.635 desempregados registados nos centros de emprego no final desse mês são o valor mais elevado de há 35 anos e que continua a crescer a um ritmo só comparável ao de 2003.
-
O número de inscritos à procura de um novo emprego nunca foi tão elevado e, pela primeira vez, o Estado já contribui para o desemprego.
-
Apesar das intervenções oficiais sustentando que a recessão pode ter já "batido no fundo", o ritmo do desemprego continua a ser dos mais acentuados da história estatística. O total de desempregados subiu 27,3 por cento face ao mesmo mês de 2008 e continua a acelerar-se.
-
Em Abril passado, entraram nos centros de emprego mais 61,7 mil novos desempregados. Não é o maior fluxo jamais visto, mas representa um crescimento de 34 por cento face ao de Abril de 2008, embora abaixo do verificado em Março passado - cerca de 50 por cento, o maior salto de sempre.
-
E se houve um abrandamento na inscrição de novos desempregados, o certo é que o número de desempregados registados à procura de um novo emprego bateu novo recorde. Foram mais 29,2 por cento do que no mesmo mês de 2008, uma variação só comparável à de Julho de 2003 (29 por cento).
-
Notas do Papa Açordas: Com tanto apagamento ordenado pelo "engenheireiro" Sócrates, corre-se o risco de passarmos a ter desemprego negativo... A verdade é que o desemprego aumenta desordenamento, passando já os 600.000 indivíduos, e este (des)governo nada faz para contrariar esta calamidade...
-

Circuito de Mónaco

AP Photo/David Vincent
-
Fernando Alonso realiza los primeros entrenamientos en el circuito de Mónaco. Este fin de semana se celebrará en Montecarlo el Gran Premio de Fórmula 1. (20minutos.es)
-

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Educação: Ao fim de 4 anos a ministra eclipsou-se...

-
Reacção às declarações de Maria de Lurdes Rodrigues
Fenprof considera que discurso da ministra "estagnou" após 4 anos de legislatura

-
O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, refutou hoje declarações da ministra da Educação que disse nunca ter atacado os professores, considerando que o discurso de Maria de Lurdes Rodrigues "estagnou" após quatro anos de legislatura.
-
Mário Nogueira comentava as declarações em que a ministra da Educação rejeita que alguma vez tenha feito "algum ataque aos professores" sublinhando que essa percepção é "muito baseada na actividade sindical". "A sra. ministra tem um problema, o seu discurso estagnou. O discurso que hoje ouvimos quatro anos após a legislatura em relação aos problemas da educação, da sociedade, dos professores e da escola pública não teve mudanças, parece uma cassete", disse o dirigente da Federação Nacional dos Professores (Fenprof).
-
De acordo com Mário Nogueira, a ministra da Educação "dá sempre os mesmos exemplos, não se notando nenhuma evolução ou progressão no seu discurso". "Relativamente aos sindicatos, eu penso - e isto é uma acusação política não pessoal - que falta ali naquela equipa ministerial alguma coisa de dimensão democrática para perceber que educação não é um feudo de ninguém, é uma questão de toda a sociedade", frisou.
-
Na opinião de Mário Nogueira, os problemas têm de ser resolvidos com soluções de compromisso, de consensos que envolvam todos os intervenientes para que depois todos sejam envolvidos na concretização de objectivos.
-
Notas do Papa Açordas: A sinistra ministra há muito que devia ter desaparecido de cena. É deveras lamentável, assistir ao seu "mise-en-céne"... O melhor, é o (des)governo arranjar-lhe um cargo dourado, onde espere, sossegadamente, pela sua reforma... Do seu trajecto pela Educação, só ficará lembrada pela negativa...
-

Gestores a pagar mais...

-
Em sede de IRC
Governo aprova tributação agravada de 35 por cento para indemnizações dos gestores

-
O Governo aprovou hoje a criação de uma taxa agravada de 35 por cento, em sede de IRC, para as indemnizações de saída dos gestores de empresas por cessação de funções ou por rescisão de um contrato antes do termo.
-
Em causa estão todos os benefícios que não estejam contratualizados em função de objectivos de produtividade, os chamados “pára-quedas dourados”, que resultaram, por exemplo, na atribuição de avultadas indemnizações a gestores que colocaram as suas empresas em situação ruinosa na sequência da actual crise financeira, na Europa e nos Estados Unidos.
-
O objectivo da taxa, que onera as empresas e não o contribuinte em nome individual (neste caso o administrador, gestor ou director de empresa) é incentivar as organizações “à prática de estabelecerem contratos por objectivos” com os seus administradores, explicou esta tarde o secretário-de-Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Lobo, na conferência que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros.
-
“O Governo não quer desincentivar os prémios de gestão ou o mérito”, assegurou Carlos Lobo. A intenção é antes incentivar as empresas a que abandonem uma prática “nefasta do ponto de vista da boa gestão empresarial”, sublinhou.
-
Notas do Papa Açordas: É mais uma caça ao dinheiro, embora esta seja mais justa. Por vezes, estes gestores levam uma "pipa de massa" e ainda se ficam a rir dos papalvos...
-

Hotel W de Barcelona

Alberto Estévez / EFE
-
Vista desde la playa de la Barceloneta del hotel W de Barcelona, más conocido como Hotel Vela, situado en la nueva bocana del puerto de Barcelona. Se inaugurará el próximo 1 de octubre y la inversión es de 260 millones de euros. Por el momento tiene ya la mitad de sus habitaciones reservadas. (20minutos.es)
-

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Lopes da Mota: Figura de corpo presente...

-
Pressões no caso Freeport
Eurojust diz não ter sido notificado de decisão do PGR

-
O Eurojust afirmou hoje não ter sido notificado da decisão da Procuradoria-geral da República (PGR) de excluir aquele organismo europeu das diligências relacionadas com a investigação do caso Freeport.
-
O Eurojust afirmou hoje não ter sido notificado da decisão da Procuradoria-geral da República (PGR) de excluir aquele organismo europeu das diligências relacionadas com a investigação do caso Freeport.
-
A PGR anunciou hoje que o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, deu instruções para que as diligências que impliquem cooperação judiciária internacional no caso Freeport não tenham a intervenção do Eurojust, organismo presidido por Lopes da Mota, alvo de um inquérito por alegadas pressões neste processo.
-
"Desde que se iniciou o inquérito sobre as alegadas pressões, [Pinto Monteiro] deu instruções no sentido de todas as diligências necessárias e que impliquem a cooperação judiciária internacional passarem a ser efectuadas sem a intervenção da Eurojust", passando a ser utilizados "outros canais", indica um comunicado da PGR.
-
Contactado pela Agência Lusa, o porta-voz do Eurojust, Johannes Tuy, limitou-se a dizer que, para já, a instituição "não tem quaisquer comentários a fazer, já que está à espera de ser oficialmente informada" da decisão, remetendo uma eventual reacção para quando tal se verificar, o que já não ocorrerá esta semana em virtude de as instituições europeias estarem encerradas quinta e sexta-feira por causa do feriado de Ascensão.
-
Notas do Papa Açordas: Então o homem apenas está a fazer figura de corpo presente: está, mas é como não estivesse, visto o PGR ter ordenado que o expediente do caso Freeport, passasse por outras vias. O que dirão os ingleses a isto? Certamente dirão que este (des)governo não funciona bem!...
-

Cravinho ataca "sistema"...

-
PR deve vetar a lei
Cravinho ataca Gama por causa da lei do financiamento dos partidos

-
Decepcionado com o presidente da Assembleia da República, João Cravinho criticou asperamente Jaime Gama por ter assinado a nova lei de financiamento dos partidos políticos, que foi alterada em sede de redacção final.
-
“Neste caso a violação é tão flagrante, tão grosseira e tão grave que esperava que ele não pusesse a sua assinatura” declarou Cravinho à Rádio Renascença. Considera Cravinho que, com esse acto, Gama juntou-se aos deputados “que fizeram essa violação”, assumindo-se como os donos do país.
-
Perante isto, diz Cravinho, o Presidente da República não terá outra alternativa senão vetar a lei.“Mal vai a democracia quando quem deve ter em primeiro lugar a responsabilidade de defender a legalidade entende que pode violá-la à vontade, hoje por isto, amanhã por aquilo, entrando numa espécie de ditadura benévola de uns poucos sobre todos nós”, lamentou ainda o presidente do BERD no seu comentário semanal na Rádio Renascença.
-
Notas do Papa Açordas: Jaime Gama não é mais que uma peça do "sistema", imposto por Sócrates ao Partido Socialista. E, quem "mijar fora da covinha", leva "tatau" do chefe de fila... João Cravinho, é um dos poucos que consegue se revoltar contra este estado de coisas, mas é como chover no molhado...
-

Educação para a delinquência

-
Manuel António Pina
-
A notícia veio em tudo o que é jornal e TV: uma professora da Escola EB 2,3 Sá Couto, em Espinho - que dezenas de alunos seus consideram "a mais espectacular da escola" e uma "segunda mãe" - foi suspensa "após afirmações de cariz sexual". A suspensão foi ditada pelo Conselho Directivo depois de duas alunas terem gravado afirmações suas numa aula, alunas que, segundo vários colegas, "fizeram aquilo de propósito e provocaram a conversa toda porque sabiam que estavam a gravar".
-
A Associação de Pais e a DREN acharam muito bem. Ninguém, nem pais, nem Conselho Directivo, nem DREN "acharam mal" o facto de duas jovens de 12 anos terem cometido um crime (se calhar encomendado) para alcançarem os seus fins. O Código Penal pune com prisão até 1 ano "quem, sem consentimento, gravar palavras proferidas por outra pessoa e não destinadas ao público, mesmo que lhe sejam dirigidas", punição agravada de um terço "quando o facto for praticado para causar prejuízo a outra pessoa". Educadas desde jovens para a bufaria e a delinquência e sabendo que o crime compensa, que género de cidadãos vão ser aquelas miúdas? (Jornal de Notícias)
-

Buggy

Adrian Bradshaw / EFE
-
Una pareja prueba una metralleta instalada en un vehículo 'buggy' durante una feria comercial de equipamiento policial, en Pekín, China. (20minutos.es)
-

terça-feira, 19 de maio de 2009

PS usa a Lei da Rolha e impede a ida de Lopes da Mota ao Parlamento...

-
Audições no caso das pressões
CDS não consegue que Lopes da Mota vá ao Parlamento

-
O CDS foi obrigado hoje a usar o direito potestativo (que obriga a comparência sem votação dos partidos) para ouvir o ministro da Justiça no Parlamento sobre as alegadas interferências do procurador Lopes da Mota no processo Freeport mas não conseguiu fazer o mesmo para chamar o próprio procurador e membro nacional do Eurojust.
-
O presidente da comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias, o socialista Osvaldo Castro, concordou com os argumentos do PS e recusou ao CDS o direito de usar o potestativo por considerar que o regimento da Assembleia da República não o permite.
-
Esse direito – argumentou Osvaldo de Castro – só pode ser usado em relação a contratatos, funcionários da administração indirecta do Estado ou do sector empresarial público.
-
No entendimento do presidente da comissão e dos deputados socialistas, Lopes da Mota não se enquadra em nenhuma das categorias.
-
Notas do Papa Açordas: O Partido de Sócrates não autoriza a audição de Lopes da Mota, porque sabe muito bem, a tramóia que houve entre eles. São como o Diabo, fogem da Cruz com sete pés...Se houver alguém ainda com dúvidas em quem votar, faça uma coisa, não vote no PS... A democracia deles é esta...
-

Há coisas que fazem um jeitão...

-
Decisão tomada hoje
Ministério de Mariano Gago decide encerramento compulsivo da Universidade Internacional

-
Por despacho, de hoje, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior determinou o encerramento compulsivo da ex-Universidade Internacional (em Lisboa), da ex‑Universidade Internacional da Figueira da Foz e do Instituto Superior Politécnico Internacional, estabelecimentos de ensino superior privado cuja entidade instituidora é a SIPEC - Sociedade Internacional de Promoção de Ensino e Cultura, S. A. "Esta decisão vem confirmar decisão provisória no mesmo sentido e produz efeitos no final do ano lectivo", informa o ministério em comunicado.
-
O ministério assegura que os estudantes inscritos nestas instituições, este ano lectivo, vão poder prosseguir os estudos noutros estabelecimentos de ensino superior, públicos ou privados, através do recurso aos mecanismos legais de mudança de curso e de transferência. Ao contrário do que aconteceu no caso da Universidade Independente, a tutela verificou que existem cursos correspondentes, à escala regional. Este processo será acompanhado pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), de maneira a assegurar o contacto dos alunos com as futuras instituições onde poderão terminar os seus cursos.
-
Notas do Papa Açordas: É bom, para que o caso da Universidade Independente perca importância, e não se atribua o seu encerramento à licenciatura manhosa de Sócrates...ou, pelo menos, baixe o nível de desconfiança...
-

Marinho Pinto: Advogados colaboracionistas de crime...

-
Marinho Pinto no Dia do Advogado
Há advogados que colaboram na prática de crimes, denuncia bastonário

-
O bastonário da Ordem dos Advogados (OA), Marinho Pinto, denunciou hoje, em entrevista à TSF, existirem “indícios de que alguns advogados ou alguns escritórios são quase especialistas em ajudar certos clientes a praticar determinado tipo de delitos, sobretudo na área do delito económico”.
-
Estas declarações que marcam o Dia do Advogado, que hoje se comemora, foram recebidas de forma crítica pelo ex bastonário da Ordem, Rogério Alves e pelo presidente do Conselho Superior da Ordem, José António Barreiros. “É triste que quando se assinala o Dia do Advogado, se faça uma alusão a escritórios que possam colaborar na prática de crime”, afirma Rogério Alves. As palavras de Marinho Pinto vão dar “origem a um enorme equívoco”, diz Barreiros, lamentando que o bastonário não indique exemplos concretos, lançando assim “uma suspeita generalizada sobre todo o sector”.
-
Marinho Pinto declarou ainda, durante a entrevista que será, hoje, emitida no programa “Tudo na Ordem”, já ter sido “procurado” no seu escritório para “praticar determinado tipo de actos” ilícitos, o que recusou e defendeu a necessidade de denunciar estas situações para que, quem as pratica, “não se sinta tão à vontade” para o fazer.
-
Notas do Papa Açordas: Na minha terra havia um indivíduo que tinha dois filhos: um era advogado e o outro médico. Quando lhe procuravam pelo Dr.S...., ele perguntava sempre: "Qual? O que mata ou o que esfola... Para ele, o médico era o que matava, e o advogado era o que esfolava... Também aqui, Marinho Pinto, faz acusações que não andam muito longe da realidade, pois os escritórios de advogados (basta investigar), são autênticos malabaristas do crime económico... Desde que se tenha dinheiro, não vai preso...
-

Jaime Silva: O coveiro da agricultura portuguesa...

-
Líder do PSD em Rio Maior
Ferreira Leite acusa ministro de Agricultura de "incompetência total"

-
A presidente do PSD, Manuela Ferreira leite, acusou hoje o ministro da Agricultura de "incompetência total" por alegadamente ter "destruído" a máquina do Ministério e ter tomado opções "absolutamente erradas" para o sector.
-
Manuela Ferreira Leite respondia ao pedido de colocar no Governo "um ministro que perceba de agricultura", feito por Norberto Marques, agricultor na região de Rio Maior, cidade onde hoje à noite participa em mais um Fórum Portugal de Verdade, dedicado ao tema "Agricultura: Oportunidade, Identidade, Coesão Nacional". Manuela Ferreira Leite esteve junto a uma plantação de tomate, nos arredores da cidade, e visitou as salinas de Rio Maior.
-
"Não é uma questão de não perceber de agricultura, é uma questão de opções absolutamente erradas", disse a líder social-democrata, acusando o Governo de não ter orçamentado as contrapartidas nacionais para obter dinheiros comunitários para o sector, "além de ter destruído a máquina do Ministério", onde reina agora a "incompetência total".
-
Para Manuela Ferreira Leite, "mesmo que se mude o ministro, a orientação é a mesma", por isso, "é necessário mudar de política e mudar de Governo".
-
Notas do Papa Açordas: Manuel Ferreira Leite acusa Jaime Silva de "incompetência total" e tem toda a razão. Jaime Silva, destruiu toda a estrutura do Ministério da Agricultura, criando tremendas dificuldades aos agricultores, na resolução dos seus problemas. Pior, não era possível...
-

Gritos contra Obama

Tannen Maury / EFE
-
Gritos contra Obama. El presidente de EEUU, Barack Obama, pronuncia un discurso durante una ceremonia de graduación en la Universidad católica de Notre Dame, en South Bend, Indiana (EEUU). La universidad fue escenario de protestas por el apoyo del mandatario al aborto y la investigación con células madre. (20minutos.es)
-

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Processos e contratos da Cova da Beira: destruições q.b.

-
Maioria dos organismos públicos impedida de destruir documentos de que já não precisa
Processos e contratos da Cova da Beira foram destruídos ilegalmente

-
A totalidade dos processos de fundos comunitários da Intervenção Operacional Ambiente do 2.º Quadro Comunitário de Apoio foi ilegalmente destruída em 2007, por decisão da Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Ambiente. Entre os projectos cuja documentação foi eliminada encontra-se o da construção e concessão da Estação de Resíduos Sólidos Urbanos da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), cuja adjudicação ao grupo HLC está no centro de um processo de corrupção que tem julgamento marcado para Outubro.
-
Entre o material destruído contam-se os processos de candidatura aos financiamentos do Fundo de Coesão e a volumosa documentação relativa ao controlo da legalidade da contratação das empreitadas e fornecimentos e das despesas efectuadas no âmbito dos projectos aprovados. Em arquivo e à guarda do Instituto Financeiro do Desenvolvimento Regional (IFDR) ficaram apenas os relatórios que se prendem com a auditoria final e o encerramento da intervenção operacional. Esta documentação, que inclui uma auditoria realizada pela Inspecção-Geral de Finanças, reporta-se, porém, à globalidade do programa, não havendo qualquer detalhe sobre as centenas de projectos que dele faziam parte.
-
No caso da Cova da Beira, o IFDR tem em seu poder toda a documentação relativa à segunda fase do projecto, iniciada em 2001, já no quadro do QCA III, mas não tem nada sobre a primeira fase - aquela que foi investigada durante uma década pela Polícia Judiciária e levou este ano à pronúncia por corrupção e branqueamento de capitais de António José Morais (o antigo professor de José Sócrates na Universidade Independente), da mulher e do empresário Horácio Luís de Carvalho, presidente do grupo HLC.
-
Notas do Papa Açordas: Está a acontecer um caso muito sui géneris: em todas as trapalhadas em que o sr.Sócrates está metido, os processos ou documentos desaparecem... Foi assim na Assembleia da República, com a folha das habilitações literárias, na aquisição da casa da mãe, nos processos das célebres casas da Guarda, na famosa "licenciatura" e, agora, na Cova da Beira... Que mais irá desaparecer?
.