domingo, 28 de dezembro de 2008

A indecência da carestia dos livros...

-
Literatura
António Lobo Antunes: "Os livros em Portugal são indecentemente caros"

-
O escritor António Lobo Antunes considerou ontem à noite, no Porto, que os livros em Portugal são "indecentemente caros", referindo que "há países com maior poder de compra onde são muito mais baratos", como Alemanha, Holanda e Noruega.
-
O autor de "Arquipélago da Insónia", publicado este ano e que já vai na sétima edição, falou durante a cerimónia em que recebeu o Prémio Clube Literário do Porto, com um valor pecuniário de 25.000 euros.
-
Lobo Antunes, de 68 anos, foi apresentado pelo jornalista, comentador e professor Carlos Magno como um autor que "escreve sobre a contemporaneidade como poucos o fazem neste país", fazendo uso de uma "ironia absolutamente a toda a prova".
-
O escritor disse que não podia deixar de estar no Porto para receber o prémio, por ter "uma dívida de gratidão muito grande para com a cidade", que vem do tempo em que esteve internado num hospital lisboeta, a lutar contra um cancro.
-
"Quando há dois anos estive muito doente, recebi sete, oito mil cartas e a maior parte eram do Porto. Isso é uma coisa que nunca poderei pagar", explicou.
-
O autor falou sobre a sua doença, a morte, a escrita, a cultura, a guerra, o preço dos livros, entre outros temas.
-
Nota do Papa Açordas: É triste que seja muito mais barato ler Lobo Antunes em alemão ou holandês, do que em português... Na realidade, os livros em Portugal estão a um preço proibitivo, fora do alcance das bolsas do português médio...
-

1 comentário:

Daniel Santos disse...

concordo inteiramente.

Neste natal recebi uns livros e adquiri alguns.

No entanto os valores finais são de facto preocupantes.