segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A banca não quer ajudar as empresas

-
Dois dias após anúncio do plano anticrise
Teixeira dos Santos: ”É preciso pressionar os bancos para que façam chegar o dinheiro às empresas

-
O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, avisa os bancos que têm hoje melhores condições de mercado e que devem cumprir o seu papel de financiamento às empresas.
-
Num comentário, à Rádio Renascença, sobre o pacote de medidas de apoio às empresas, anunciado no sábado, Teixeira dos Santos apela aos bancos para que cumpram o seu papel neste momento difícil da vida das empresas, acrescentando que as garantias dadas pelo Estado no âmbito das linhas de crédito dirigidas às empresas são mais um instrumento de apoio que apenas irá funcionar com a colaboração da banca.
-
“Temos é que fazer um esforço, isso é importantíssimo, de pressionar os bancos para que estes façam chegar o dinheiro às empresas. E isso é algo que temos que exigir aos bancos e estarmos atentos que os bancos neste domínio cumpram o seu papel”, disse hoje o ministro.
-
Na declaração à Rádio Renascença, o ministro diz que o plano contra a crise já estava traçado há alguns dias e apenas esperava a decisão de Bruxelas, do Conselho Europeu, que “só foi tomada na passada sexta-feira”.
-
Nota do Papa Açordas: Já se sabia que os bancos estavam a colocar grandes entraves às empresas, na concessão de novos financiamentos ou, em simples reformas de outros. Como os bancos já têm o seu problema resolvido (a falta de liquidez), estão-se nas tintas para as empresas...e ter que vir agora o ministro das Finanças fazer este apelo, é mais uma prova do terceiro-mundismo da banca e do governo...
-

3 comentários:

Anónimo disse...

Não era em forma de apelo, era em forma de exercício dum direito que o Estado, a partir do momento em que se meteu a avalista, devia ter!

António de Almeida disse...

Já se sabia que os bancos estavam a colocar grandes entraves às empresas, na concessão de novos financiamentos

-A banca nunca facilitou financiamentos às empresas, em bom rigor nunca sequer os concedeu, afinal o património dos gerentes tem sempre sido exigido como garantia. Nem seria agora obrigada a facilitar, o Estado é que não deveria contratar intermediarios...

Tiago R Cardoso disse...

Os bancos estão a aproveitar a ocasião para ganhar mais algum.