terça-feira, 9 de dezembro de 2008

LICENCIADOS DE AVIÁRIO

-
Educação
Alunos "maiores de 23" não estão nos cursos que garantem mais e melhores empregos

-
É um dos fenómenos em alta em Portugal, embora esteja ainda por determinar se deste “boom” estatístico resultará uma história de sucesso: entre 2004 e 2007, o número de estudantes adultos que se inscreveu no 1.º ano do ensino superior registou um aumento superior a 2000 por cento. De 551 no ano lectivo de 2004-2005 passou-se para 11.773 em 2007-2008.
-
Em três anos, entraram no superior mais de 30 mil destes estudantes. Não deixa de ser sintomático que a maioria das dezenas de instituições a quem o PÚBLICO pediu informações sobre este grupo não tenha conseguido responder. Mas os dados que chegaram permitem, mesmo assim, apontar tendências. Como esta: a maioria destes novos estudantes reproduz o percurso de marca dos seus colegas mais novos.
-
Fogem da Matemática, privilegiam os cursos de Direito e de Psicologia, a sua taxa de transição de ano está aí dentro da média, mas eles quase não se encontram nas faculdades que, segundo o Ministério do Ensino Superior, garantem melhor empregabilidade, e quando estão naufragam.
-
Alguns números reveladores: segundo dados enviados pela reitoria da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), no ano passado estavam inscritos 8994 alunos no Instituto Superior Técnico. Apenas um entrou ao abrigo do concurso especial para os "maiores de 23 anos". No conjunto da UTL, em 2007-08, a taxa de transição neste grupo não chegou aos 50 por cento (em 86 alunos passaram de ano 41).
-
Nota do Papa Açordas: Estes alunos adultos, vieram dar uma ajuda ao ensino superior em Portugal, público e privado. Ao facilitarem as provas de avaliação (acabaram com o ad hoc e com a temível prova de Língua Portuguesa), vieram abrir as portas da universidade a gente que nem a escolaridade obrigatória possuem. Mas são uma boa de rendimento para as universidades...O resultado final será a produção de uma quantidade enorme de doutores e engenheiros de aviário, que irão fazer companhia ao colega Sócrates...
-

Sem comentários: