segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Estatuto dos Açores, o diploma que se segue...

-
Presidente da República assina o diploma entre hoje e amanhã
Cavaco Silva promulga Estatuto dos Açores mas volta hoje a falar aos portugueses

-
Vencido mas muito longe de convencido, Cavaco Silva vai promulgar o Estatuto Político Administrativo dos Açores como manda a Constituição, depois de esgotados todos os meios legais para impedir a sua entrada em vigor. Mas, de acordo com informações oficiais recolhidas pelo PÚBLICO junto da Presidência da República, Cavaco Silva voltará a explicar hoje ao país os motivos pelos quais discorda do conteúdo do diploma.
-
Não era ontem claro qual o meio que o Presidente usará para se dirigir ao país - se através da televisão, como fez no final de Julho, se através de mensagem escrita, se ainda através de declarações a jornalistas. Saliente-se porém que, até ontem ao fim da tarde, Cavaco Silva não tinha nenhuma deslocação nem nenhuma iniciativa marcada para hoje na sua agenda oficial.
-
Apesar de fazer questão de voltar a expor os seus argumentos que justificam a sua oposição ao diploma - ou seja, as razões pelas quais considera que este Estatuto põe em causa o regime constitucional vigente -, Cavaco irá promulgar a lei entre hoje e amanhã - dia final do prazo previsto para a assinatura final no Palácio Belém.
-
Nota do Papa Açordas: Não há dúvida que Cavaco Silva vai engolir um grande sapo e assinar o Estatuto dos Açores mas, não é homem para ficar calado. Sócrates vai pagar e com um palmo de língua de fora...
-

Sem comentários: