quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

GUANTÁNAMO - Depois de os deixar passar, Portugal agora recebe-os

-
Proposta visa ajudar Administração Obama a encerrar presídio militar
Amado revela que Portugal está disponível para receber presos de Guantánamo

-
Portugal está disponível para acolher presos de Guantánamo no âmbito de uma iniciativa da União Europeia para apoiar a nova Administração americana a encerrar aquele presídio militar – uma iniciativa que o ministro dos Negócios Estrangeiros considera que poderá ajudar a resolver uma questão que tem perturbado as relações transatlânticas.
-
Numa carta enviada aos homólogos da UE e ao alto representante Javier Solana por ocasião do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Luís Amado aponta Guantánamo como uma das “questões difíceis” que a comunidade internacional enfrenta e aponta “o consenso” sobre a necessidade de encerrar o centro de detenção nele instalado.
-
Nesse sentido, e citando “as já saudadas intenções da nova Administração norte-americana” para encerrar o centro onde estão detidos mais de 200 suspeitos de terrorismo, o chefe da diplomacia portuguesa defende o envolvimento da UE nessa tarefa: “Por uma questão de princípio e de coerência, devemos dar um sinal claro da nossa vontade de ajudar o governo dos EUA a resolver o problema, nomeadamente através do acolhimento dos detidos”. “No que respeita ao governo português, estaremos disponíveis para participar nesse esforço”, lê-se na carta.
-
Nota do Papa Açordas: Gostávamos de saber os contornos desse negócio. Quais serão as contrapartidas a receber dos EUA? Porque não os colocar na Base das Lages a trabalhar para os americanos? Era uma forma de os compensar e ajudá-los a gostar dos States...
-

Sem comentários: