sábado, 13 de novembro de 2010

Esquerda do PS e figuras do soarismo procuram alternativa a Sócrates para "Governo patriótico"

-

Os socialistas estão preocupados. Com a descredibilização do Governo de José Sócrates e com a possibilidade de o Orçamento do Estado, em preparação para 2011, não ter condições de ser executado. E essa preocupação assola sectores da esquerda do PS, bem como figuras do soarismo, soube o PÚBLICO.
-
Este clima motivou já conversas entre dirigentes e figuras históricas do PS sobre a viabilidade de encontrar uma solução de sucessão interna do primeiro-ministro, num congresso a curto prazo, que substituísse Sócrates. A ideia seria formar um "Governo patriótico" que receberia o acordo parlamentar do PSD para executar as medidas necessárias à recuperação da economia e à credibilização da autoridade democrática junto da população e da União Europeia.
-
O ambiente de apreensão é grande em relação ao ritmo de deterioração da situação política. E há a manifesta noção de um risco real de que possa rebentar nas ruas a tensão social crescente na sociedade, fruto do descontentamento com o Governo e com as medidas impopulares.
-
Esta solução de sucessão interna para fazer face à dificuldade de manter o Governo desgastado como está surge como forma de prevenir que o poder caia numa situação de descontrolo e de descrédito absoluto. A solução passaria por encontrar uma figura que fosse uma referência do partido e que tivesse um perfil impoluto e de fortes convicções democráticas e éticas.
-
Os cenários de mudanças no Governo do PS regressaram em força esta semana. Primeiro com a entrevista do líder do CDS-PP, Paulo Portas, ao Diário Económico em que defende um Governo de salvação nacional, sem eleições, com PS, PSD e CDS - retomando a tese do debate do estado da nação, em Julho.
-
Notas do Papa Açordas: Os verdadeiros socialistas há muito que estão preocupados com a descredibilização deste governo e de toda a classe política. O Partido Socialista, neste momento, não é mais que o Partido de Sócrates... O PS verdadeiro não entra nestas acções de malfeitoria, estando os seus militantes desmotivados... Eu próprio, sou um deles...
-

1 comentário:

Pata Negra disse...

Mas se existe PS para além de Sócrates, onde tem estado? Só conheço o Papa Açordas!
Um governo PS/D/Portas!? haverá jobs para todos?!
Um abraço sem esperança