sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Juros têm de baixar ou Portugal não resiste muito mais tempo

-
Fonte contactada pelo i explica que Portugal está perto de pedir ajuda. BCE e outros países europeus já estão a pressionar Sócrates
-
Com os juros da dívida portuguesa em valores insustentáveis, a probabilidade de Portugal ser o próximo país da zona euro a ser resgatado não pára de aumentar. "Ou os juros da dívida portuguesa baixam, ou Portugal não resiste muito mais tempo. Ajudar Portugal não vai apanhar ninguém de surpresa, mas tem de ser o governo português a pedir ajuda", garantiu fonte com conhecimento do processo contactada pelo i. Ontem, a edição alemã do "Financial Times" (FT) avançou que o BCE e a maioria dos países do euro estão a pressionar o governo português para pedir ajuda à UE e ao FMI.
-
Depois do pedido de ajuda da Irlanda, Portugal é o próximo elo mais fraco. Continuar a pagar mais de 7% de juros para se financiar - uma barreira que Teixeira dos Santos tinha afirmado que se fosse ultrapassada "mais valia" pedir a intervenção do FMI - não deverá deixar outra alternativa a Sócrates que não recorrer ao Fundo Europeu (FEEF). "A expectativa era que a pressão dos mercados acalmasse, mas a verdade é que os mercados não reagiram bem ao resgate irlandês.
-
"No entanto, mais decisivo que ajudar Portugal, afirmou a mesma fonte ouvida pelo i, é impedir que Espanha comece a sofrer o mesmo tipo de pressão sobre a dívida. "É fundamental que o contágio não chegue a Espanha. Está a fazer-se de tudo para que isso não aconteça", explicou, lembrando que a economia espanhola é mais sólida que a portuguesa. "A situação espanhola é mais positiva. Têm feito ajustes orçamentais com resultados, algo que Portugal não tem conseguido fazer."
-
Notas do Papa Açordas: Já vimos que o sr.Sócrates não serve para projectar casas, agora também já temos a certeza, que não serve para governar um país... Pedimos-lhe que faça como o seu colega irlandês: pedir ajuda à UE e ao FMI e demitir-se. Pelo menos, nesse acto, presta um grande serviço ao país...
-

Sem comentários: