quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DECO lança petição para reduzir custos "extra" das facturas dos consumidores

-
A DECO lançou hoje uma petição on-line que visa alertar os consumidores para "os extras" que pagam nas faturas de eletricidade e que, segundo defende, poderiam ser reduzidos o suficiente para os preços da luz baixarem.
-
A campanha, lançada hoje às 07:00, visa "sensibilizar e alertar os consumidores para aquilo que pagam nas suas faturas de eletricidade, nomeadamente os 'extras'", mas também "sensibilizar o Governo e à Assembleia da República para a necessidade de introduzir medidas que sejam adequadas a uma formação justa dos preços da eletricidade", explicou à Lusa a porta-voz da Associação de Defesa de Consumidores.
-
Segundo Ana Cristina Tapadinhas, a fatura da eletricidade é composta por três parcelas: 31 por cento corresponde aos custos de produção, 27 por cento ao uso das redes de distribuição, e 42 por cento a "custos de interesse geral.
-
É esta última parcela - a maior -, que corresponde a custos do fomento das energias renováveis, a rendas pagas aos municípios e à amortização do défice tarifário, que preocupa a DECO.
-
"Deviam ser reduzidos estes custos através de uma reavaliação da política subjacente aos mesmos fazendo a reavaliação das condições contratuais e uma efetiva repartição de custos", considerou a porta-voz.
-
Uma parte deste custo "respeita ao fomento das energias renováveis", lembrou Ana Cristina Tapadinhas, acrescentando que "algumas destas energias já estão em velocidade de cruzeiro".
-
Notas do Papa Açordas: Digam-me lá o que entendem por "custos de interesse geral"? Gostava de saber para onde vai o nosso rico dinheirinho... Qualquer dia, aplicam também uma taxa de disponibilidade, a exemplo do que acontece com a água e os resíduos sólidos... É tudo a roubar...
-

Sem comentários: