sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Crime cresce 10%. Mais de uma violação por dia no 1º semestre

-
Polícia aponta para um acréscimo de denúncias. O número de inquéritos do Ministério Público também aumentou na jurisdição de Lisboa
-
Duzentas violações nos primeiros seis meses do ano, mais do que uma violação por dia. O aumento de 10%, em comparação com o primeiro semestre de 2009, não espelha, de acordo com os indicadores do Gabinete do Coordenador de Segurança, a tendência de decréscimo da criminalidade em geral.
-
Também no número de processos houve um aumento significativo, segundo dados da Procuradoria-geral Distrital de Lisboa. Entre Abril e Setembro de 2010 foram registados 580 novos inquéritos de crimes sexuais, mais 67 do que no período homólogo de 2009, ano em que o registo se iniciou apenas no segundo trimestre. Já em 2010, com a contagem a começar em Janeiro, os nove primeiros meses do ano somam um total de 983 processos. Assim, a polícia defende que a maioria dos violadores são identificados e que as probabilidades de virem a responder em tribunal são cada vez maiores.
-
Apesar do aumento, o fenómeno da violação não é novo e os portugueses estão cada vez mais alertados. A convicção é da psicóloga Francisca Rebocho. A autora da tese de doutoramento sobre o tema "The hunter and the hunted" admite que o acréscimo de 10% se deve ao aumento do número de denúncias e não da criminalidade. "As pessoas estão mais informadas e sabem como detectar um abuso. Também existe mais pressão junto das vítimas para recorrerem à polícia." As forças de segurança ouvidas pelo i partilham da mesma opinião. "As pessoas deixaram de ter vergonha e tornaram o crime mais transparente. A consequência natural é o aumento estatístico", defendeu fonte policial.
-
Apesar da dificuldade em detectar este tipo de crime, o porta-voz da PSP, Paulo Flor, esclarece que "depois de encontrado o autor, este é um crime mais fácil de travar". No entanto, alerta para as características: "As violações são normalmente situações residuais, premeditadas e existe um status mental do autor que nos toma algum tempo a desvendar."
-
Notas do Papa Açordas: Um "excelente" indicador para o (des)governo do sr.Sócrates... Mas estes números pecam por escassos, dado que muitas das vítimas não apresentam queixas...
-