quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ministro apresenta contas: despesa pública continua a crescer

-
Ministro justifica números com o pagamento de juros no mês de Outubro
-
A despesa pública primária continua a crescer apesar de ter desacelerado para os 2,5%. O ministro das Finanças apresentou esta tarde no Parlamento os números provisórios de execução orçamental que mostram que a despesa corrente primária baixou de 4,6% para em Outubro registar um "crescimento de 4,2%", admitiu Teixeira dos Santos.
-
O ministro recordou que em Julho esta rubrica estava nos 5,3%. O ministro fez questão de sublinhar que parte deste crescimento está relacionado com o crescimento dos juros. Teixeira dos Santos diz que o crescimento desta rubrica está a "crescer próximo dos 5%, mais concretamente nos 4,9%" dado que o "mês de Outubro foi um mês de pagamento de juros."
-
Já a despesa acumulada está agora nos 2,8%. Apesar da despesa desacelerar mas mesmo assim continuar a crescer, Teixeira dos Santos garante que "estamos a convergir para um nível de crescimento que esteve subjacente à proposta de Orçamento do Estado que trouxemos a esta Assembleia".
-
Já do lado da receita, o ministro tem "uma previsão de aumento da receita de 4,5%" um facto que "denota não só o melhor andamento da economia mas também os efeitos das medidas de natureza fiscal que foram adoptadas do acordo com o PSD , no chamado PEC II", explicou. Estas medidas começam a "fazer-se sentir na receita fiscal", avançou o ministro.
-
Notas do Papa Açordas: Se as finanças públicas estão tão baixas, porque é que a despesa pública primária cresce? Pelos vistos, é a única coisa que cresce em Portugal a par com o desemprego!...
-

Sem comentários: