domingo, 21 de novembro de 2010

Desemprego real é de 14,2%

-
À Taxa oficial de 10,9% há que acrescentar 184 mil inactivos
-
O número de desempregados em Portugal superou pela primeira vez a barreira dos 600 mil, mas há milhares de pessoas à procura de emprego que não estão a ser contabilizadas nas estimativas do INE.
-
A taxa oficial de 10,9%, relativa ao terceiro trimestre do ano, não inclui 184 mil pessoas que são classificadas como "inactivos disponíveis" (não fazem diligências para encontrar trabalho) ou "desencorajados" (não procuram emprego por considerarem não ter idade ou instrução adequada, por exemplo). Se estas pessoas fossem somadas aos desempregados, a taxa real de desemprego seria de 14,2%.
-
Os dados do INE revelam ainda que cerca de um terço dos desempregados está há mais de 25 meses sem trabalho. E que o desemprego nos jovens está nos 23,4%, o valor mais elevado de sempre.
-
Depois de um segundo trimestre com taxa de desemprego de 10,6%, os valores entre Julho e Setembro estão acima das previsões do Governo.
-
Ainda assim, a misnistra do Trabalho, Helena André, recusou rever em alta as projecções, considerando que tem havido um comportamento "atípico" no número de desempregados.(sol)
-
Notas do Papa Açordas: Há muito tempo que o PAPA AÇORDAS vem alertando sobre a falsidade dos números do desemprego, apresentados pelo (des)governo. É uma vergonha e uma falta de credibilidade total...Ninguém acredita nesses números...
-

2 comentários:

Anabela Jardim disse...

Triste realidade vivida por aí.O desemprego dos mais jovens já provoca a busca de oportunidades em outros países? Por aqui o desemprego diminuiu mais ainda é enorme a falta de qualificação que muitas vezes impede centenas de desmpregados de terem acesso ao trabalho. Na realidade, isso tudo é fruto do crescimento tecnológico.Desconheço algum parte no mundo onde se tenha uma solucão para o dilema tecnologia X trabalho humano.

Anabela Jardim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.