quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Galp perde mercado para as grande superfícies

-
Petrolífera nacional perdeu 10% do mercado. Preços nos hiper são 13 cêntimos mais baixos
-
A Galp tem vindo a perder terreno no mercado de retalho dos combustíveis. Desde 2008, a quota de mercado da petrolífera passou de 40% a 45% dos volumes e valores vendidos, para 30% a 35% em Junho deste ano.
-
Os dados da Autoridade da Concorrência (AdC), presentes no relatório do segundo trimestre sobre o mercado nacional de combustíveis, mostram que entre as principais operadoras do mercado, a Galp foi a única a perder quota neste período. As grandes superfícies são as principais beneficiárias desta perda de vendas do líder do mercado nacional. A fatia do sector da distribuição - que se abastecem na Galp - passou dos 12% em 2008 para os 18% na primeira metade deste ano. E o aumento do peso relativo dos supermercados nas vendas só não foi superior no primeiro semestre deste ano, porque a Modelo Continente cedeu a exploração das suas bombas à Galp, sublinha o relatório da AdC. Em valor, a quota da grande distribuição é menor, 16%, o que reflecte o preço mais baixo praticados por estes operadores.
-
O crescimento da quota das grandes superfícies fez-se essencialmente à custa da Galp, já que as outras petrolíferas mantiveram as respectivas quotas de mercado - Repsol nos 15% a 20% e Cepsa nos 5% a 10%, ou aumentaram mesmo. Foi o caso da BP que reforçou de 2008 para 2009 - de 10% a 15% para 15% a 20%. Os operadores independentes também elevaram a posição no mercado de 7% para 9%.
-
Maior diferença de preços Este retrato ajuda a explicar a decisão da Galp de avançar com um posto low-cost em Setúbal para testar um conceito usado com sucesso nas empresas de distribuição. A iniciativa levou o presidente da petrolífera ao Parlamento na semana passada. Os deputados quiseram saber porque a Galp não baixa os preços em toda a rede, quando o faz num posto em Setúbal.
-
Notas do Papa Açordas: É bom não esquecer a guerra que alguns blogues fizeram, há cerca de três anos, sugerindo que não comprassem combustível à GALP, pela sua manipulação de preços. Não esquecer também a vergonhosa campanha da GALP, sobre a má qualidade dos combustíveis vendidos pelas grandes superfícies... Recorde-se que estas bombas vende combustível fornecido pelas refinarias da GALP...
-

1 comentário:

joao disse...

a que propósito é que deixaram o Belmiro dar a exploração das bombas modelo à GALP? a seguir compram as do jumbo e volta tudo ao que era