sábado, 16 de outubro de 2010

Subida da carga fiscal ataca salários baixos

-
Impostos: Simulações evidenciam diferenças entre classe média e ricos
-
O aumento da carga fiscal vai penalizar sobretudo as famílias com rendimentos mais baixos. E há agregados familiares cujos salários mensais não ultrapassam mil euros cada que vão pagar quase três vezes mais em impostos.
-
Eduardo Catroga, ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva, que tem criticado o aumento da carga fiscal, não tem dúvidas de que este aumento dos impostos "vai provocar dramas terríveis nas famílias, sobretudo nas de rendimentos mais baixos, que são a maioria". As simulações efectuadas pelos especialistas apontam todas no sentido de que será a classe média que mais irá contribuir para a redução do défice orçamental.
-
O PSD, segundo apurou o CM, vai utilizar exemplos concretos para avaliar o impacto do aumento da carga fiscal nos bolsos dos portugueses e decidir se viabiliza o Orçamento. Para já, esses exemplos indicam que um casal sem filhos que tenha um rendimento anual de 28 mil euros (mil euros por mês cada um) irá pagar, em 2011, um imposto final de 2251 euros, quase três vezes mais do que os 838 euros que paga este ano .Com os cortes nas deduções fiscais, este mesmo agregado, que pode deduzir 2251 euros em despesas como educação e saúde, em 2011 só poderá descontar 900 euros no imposto final a pagar.
-
Já uma família com dois filhos que ganhe 75 mil euros por ano, correspondente a um rendimento mensal de 2678 euros, paga 15 850 euros, um aumento de 12,5 por cento face aos 14 083 euros deste ano.
-
Perante esta subida da carga fiscal, Eduardo Catroga é categórico: "O País vai sofrer nos seus níveis de bem-estar, de consumo; as empresas também vão sofrer". "É um ajustamento feito à pressa, sob pressão, e o Governo andou a enganar os portugueses", afirma.
-
Notas do Papa Açordas: Mas não há uma alma caridosa que deite este (des)governo abaixo? Sempre a classe média a ser prejudicada, para não dizer outro nome!... PPC, não nos deixes agoniar mais, dá o golpe de mestre! Chumba o Orçamento!...
-

Sem comentários: