quarta-feira, 27 de outubro de 2010

BPN: créditos fictícios em investigação

-
Operação de grande envergadura abrangeu escritórios de advogados e a casa do genro de Oliveira Costa. Luís Duque, vereador na Câmara de Sintra, notificado para ser ouvido
-
Uma operação de grande envergadura do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e da Polícia Judiciária procurou ontem elementos que sustentem os indícios de burla na concessão de créditos fictícios numa empresa do grupo BPN. A PJ e o Ministério Público deslocaram-se à Câmara Municipal de Sintra, tendo solicitado documentos e informações ao seu presidente, Fernando Seara. O vereador Luís Duque, que tem os pelouros das obras e do trânsito, foi notificado para ser ouvido ainda esta semana. Em causa está o alvará de uma bomba de gasolina que terá sido dado em garantia à Creditus. sociedade do BPN. A casa do genro de Oliveira Costa foi alvo de buscas, mas João Abrantes não foi um dos detidos.
-
Ao longo do dia foram noticiadas detenções de advogados, mas as estruturas nacional e distritais da Ordem dos Advogados negaram peremptoriamente ao i que tivesse havido qualquer detenção de advogados em Lisboa ou no Porto. Porém, os conselhos distritais acompanham as buscas a membros da Ordem mas a lei não impõe que acompanhem ou mesmo que sejam informados oficialmente de quaisquer detenções.
-
Carlos Pinto de Abreu, presidente do conselho distrital de Lisboa, afirmou que "não há quaisquer advogados detidos", porém recusou a confirmar a realização de buscas invocando segredo de justiça e dever de reserva. Fonte do BPN revelava ontem ao i que teria sido alvo de busca o escritório do advogado Filipe Baião do Nascimento - que já estava a ser investigado noutro inquérito ao BPN por ter recebido honorários através de paraísos fiscais.
-
Notas do Papa Açordas: Por causa destas falcatruas todas, está a CGD a "arder" com cinco mil milhões de euros... e, mais uma asneirada do (des)governo...
-

Sem comentários: