terça-feira, 17 de março de 2009

A melhor solução para a Escola de Barqueiros

-
Barcelos
Separação de alunos ciganos foi decisão tomada com pais, diz alta-comissária para a Imigração

-
A alta-comissária para a Imigração afirmou hoje que, pelas informações que dispõe, a opção da Escola de Barqueiros (Barcelos) de concentrar alunos ciganos numa única turma terá sido uma decisão tomada em conjunto com os pais.
-
À margem da apresentação do relatório da comissão parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura das audições sobre portugueses ciganos, Rosário Farmhouse referiu ainda estar a aguardar informação mais detalhada do Ministério da Educação (ME) sobre o caso, considerando que, se os dados de que dispõe se confirmarem, "trata-se de um caso intermédio de integração".
-
"De futuro, o ideal é que as crianças se possam misturar. Se esta é a solução imediata [encontrada pela Escola de Barqueiros] temos de aceitá-la", afirmou a alta-comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, explicando que a situação afecta alunos ciganos com idades superiores às das outras crianças naquela escola, que está em fase de mudança.
-
As afirmações de Rosário Farmhouse surgem na sequência das declarações do vice-presidente do Centro de Estudos Ciganos, Bruno Gonçalves, que hoje classificou de "intolerável" o facto de uma turma de alunos ciganos daquela escola estar em aulas separadas num contentor.
-
Nota do Papa Açordas: Afinal, a solução encontrada para as crianças e os adolescentes ciganas terem aulas, foi tomada em conjunto com os pais. E quem conhece a vivência dos ciganos, sabe que essa foi a melhor solução...
-

1 comentário:

Anónimo disse...

Todos os que defendem a integração dos ciganos na sociedade só que morassem um dia perto deles, tenho a certeza que mudariam imediatamente de ideias.
ST