quinta-feira, 12 de março de 2009

BPN - a sua situação já era conhecida em 2001 pelo Banco de Portugal

-
Depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito
Banco de Portugal já estava preocupado com situação do BPN em 2001

-
O Banco de Portugal estava já muito preocupado em 2001 com a situação do BPN, mas preferiu “não ter mau feitio” para com a instituição, disse hoje o jornalista Camilo Lourenço, ex-director da revista “Exame”.
-
“Tenho muita dificuldade em perceber que o Banco de Portugal não soubesse nada do que se estava a passar no BPN”, afirmou Camilo Lourenço, na audição na Comissão de Inquérito parlamentar sobre a Nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN).
-
Em Março de 2001, a “Exame” fez capa com o tema do BPN, chamando a atenção para o elevado ritmo de crescimento da actividade do banco, as elevadas taxas dos depósitos, o excesso de concentração do negócio nos seus accionistas.
-
Camilo Lourenço disse ter tido informações, por parte de fonte do Departamento de Supervisão do Banco de Portugal, de que o supervisor bancário estava “estupefacto” sobre o que se estava a passar no BPN. O sentimento no banco central era de “grande preocupação [para com o BPN]”, acrescentou.
-
Nota do Papa Açordas: Se o Banco de Portugal estava muito preocupado em 2001 com a situação do BPN, porque é que não agiu nessa data? A quem é que se deve pedir contas, por não ter agido? Ao motorista, ao contínuo, à mulher da limpeza, só pode ser a estes, porque o Governador e seus vices são INIMPUTÁVEIS!...
-

Sem comentários: