quinta-feira, 26 de março de 2009

Corrupção: Políticos não estão interessados em acabar com ela...

-
Corrupção
Cândida Almeida defende a criação do crime de enriquecimento ilícito

-
A responsável pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal, Cândida Almeida, defendeu hoje, no Porto, numa conferência sobre corrupção, a criação do crime de enriquecimento ilícito, na linha do pacote que foi apresentado o ano passado pelo deputado João Cravinho, chumbado pelos deputados socialistas.
-
"Se um político ganha 5 mil euros por mês e ao fim de um ano tem dois milhões ou três, teria que ser ele a explicar como é que ganhou este dinheiro", disse.
-
A procuradora-geral adjunta, acredita que há formas da redacção da lei não ser inconstitucional e defendeu que o conceito de corrupção existente no Código penal é "castrador".
-
"Ou então não há corrupção no país, porque só temos 300 e tal ou 400 processos, muito menos acusações e ainda muito menos condenações", ironizou.
-
Defendendo em alternativa que o crime de corrupção deixe de obrigar a que se relacione o dinheiro indevidamente recebido com um determinado acto corrupto, a magistrada sustentou que os juizes têm de manter um outro olhar sobre a prova.
-
"Já que é impossível haver prova directa nestes casos em que também não há vítimas directas".
-
Cândida Almeida defendeu ainda a prevenção da corrupção e diz que a luta contra este fenómeno deve começar nos bancos da escola.
-
Nota do Papa Açordas: Não há um verdadeiro combate à corrupção, porque os políticos não querem fazer as leis! Veja-se o caso de João Cravinho. Quando ia apresentar projectos lei de combate à corrupção, Sócrates mandou-o para o BCE...É a vida!...e ela custa a todos!...
-

2 comentários:

Valdemar Pericao disse...

Infelizmente "É VERDADE e UMA VERGONHA !!!" mas...os políticos em geral não estão interessados num "COMBATE FEROZ" à CORRUPÇÃO como ela exige no n/. País. Veja-se que a A.R. e o Governo o que fazem nesta matéria (como noutras) é "atirar areia p/os n/olhos". PORQUE SERÁ QUE OS POLÍTICOS NÃO TÊM INTERESSE EM COMBATER A CORRUPÇÃO ??? Porque será !!!

Anónimo disse...

Não foi só para o BCP. Agora até o Américo Amorim (um dos mais ricos do mundo) vai receber uns milhões, depois de ter despedido mais de uma centena de trabalhadores de uma das empresas.