sábado, 26 de fevereiro de 2011

Marques Mendes: Portugal está numa "situação mais delicada" do que tem sido dito

-
Portugal está numa “situação bastante mais delicada do que aquilo que tem sido traduzido publicamente”, afirmou sexta-feira à noite, em Coimbra, o antigo presidente do PSD e ex-ministro Marques Mendes.
-
A situação do nosso país é “delicadíssima, do ponto de vista financeiro, económico e social”, por “muitas razões”, mas a principal “é o Estado que temos hoje”, sustentou o antigo líder do grupo parlamentar social-democrata.
-
Para o antigo ministro dos Assuntos Parlamentares, “temos problemas seríssimos, quase de constrangimento terrível do ponto de vista financeiro”, com “detalhes que vão acontecendo semana a semana” e que é preferível nem serem conhecidos. “A ignorância é santa” e “às vezes não saber perturba menos”, disse.
-
“Obviamente” que o problema “não é apenas de hoje”, a situação “tem-se vindo a agravar nestes últimos dez anos”, acrescentou Marques Mendes, considerando que o fenómeno se deve fundamentalmente à “dimensão do Estado" português, que “consome mais de metade da riqueza nacional”.
-
O país “está fortemente endividado”, mas o “endividamento do Estado vai muito para além do razoável”, de tal modo que “entramos numa situação quase explosiva”, alertou Marques Mendes, que falou numa sessão do ciclo de “Jantares na Quinta às Quintas”, promovido pela Fundação Inês de Castro.
-
Além do “problema financeiro delicadíssimo, temos o problema económico, que é estrutural” e tem de ser ultrapassado, defendeu o antigo governante e actual administrador executivo da Nutroton Energias. “Depois de uma década de empobrecimento, de divergência” com o crescimento europeu, não podemos “correr o risco” de prolongar esta trajectória, que terá graves reflexos a nível social, assinalou Marques Mendes.
-
Notas do Papa Açordas: Marques Mendes tem toda a razão. O país não está informado do verdadeiro buraco, em que o sr. Sócrates o meteu... Quando forem chamados às urnas, os portugueses aplicarão um correctivo ao "engenheiro" de meia tijela...
-

Sem comentários: