domingo, 27 de fevereiro de 2011

Mário Nogueira: “Não há Ministério da Educação”

-
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, disse hoje “que não há Ministério da Educação” e apelou à participação dos docentes nas manifestações previstas para Março e Abril.
-
As acusações de Mário Nogueira foram feitas no discurso do dirigente no sétimo congresso do Sindicato de Professores do Norte (SPN), em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor.
-
Para Mário Nogueira, a educação “carece” de um ministério actuante: “Neste momento não há ministério da Educação. Há um ministério das Finanças que decide e depois um ministério que aplica o que aquele decidiu”.
-
O secretário-geral da Fenprof apelou à “participação em massa” nas manifestações marcadas para Março e Abril. “Numa negociação não há partes iguais. Nós temos que ceder, por vezes, mas cumprimos. O problema é não se cumprirem os acordos da parte deles – Governo”, explicou Mário Nogueira, exemplificando com o Estatuto da Carreira de Docente.
-
É este “incumprimento” por parte do Governo que, segundo o dirigente, dá “legitimidade” aos docentes para “lutar contra este acordo”. “O actual modelo de avaliação dos docentes é inter pares, como a Fenprof entende que deve ser. Mas numa perspectiva de cooperação, os pares devem ajudar-se para detectar problemas e encontrar soluções”, explanou.
-
No entanto, explicou o dirigente dos docentes “o modelo inter pares instituído provoca competição”, pela “existência de quotas que leva a que os docentes tenham que competir entre si e não possam cooperar em virtude de um ficar à frente do outro”.
-
Notas do Papa Açordas: Na realidade, trata-se de um autêntico ministério fantoche. Estar esta ministra ou a anterior, conhecida por Lurdinhas, não há qualquer diferença... ambas são péssimas e têm o mesmo objectivo: A DESTRUIÇÃO DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL...
-

Sem comentários: