terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Taxa de desemprego aumentou para 7,8 %

-
Trimestre ainda não reflecte despedimentos e rescisões de contratos em todos os sectores
Taxa de desemprego aumentou para 7,8 por cento no quarto trimestre

-
A taxa de desemprego aumentou uma décima entre o terceiro e o quarto trimestres do ano passado, para 7,8 por cento, um valor que fica ligeiramente abaixo das expectativas de alguns economistas e que pode não reflectir os despedimentos e rescisões de contratos anunciados na generalidade dos sectores de actividade, face à actual crise nacional e internacional.
-
Segundo as estatísticas de emprego do INE, hoje divulgadas, a população desempregada é estimada em 437,6 mil indivíduos, valor que corresponde a um acréscimo de 0,9 por cento em relação ao terceiro trimestre de 2008, mas constitui um recuo de 0,4 por cento face ao mesmo trimestre de 2007.
-
O inquérito do Instituto Nacional de Estatística estima ainda que em valores homólogos a taxa de desemprego não se alterou entre o quarto trimestre de 2008 e o mesmo trimestre de 2007, os mesmos 7,8 por cento. Mais ainda, em média a taxa de desemprego do ano passado ficou-se pelos 7,6 por cento, “um decréscimo de 0,4 pontos percentuais” face a 2007.
-
Nota do Papa Açordas: Pensamos que estes números não reflectem correctamente o actual panorama do desemprego em Portugal, pois basta o desempregado estar a frequentar formação profissional, para que não conste nos números do desemprego...
-

2 comentários:

Anónimo disse...

Mesmo não sendo a real, já é preocupante.
E ainda mais se torna, quando se sabe que vai aumentar exponencialmente.

Pata Negra disse...

Não faço ideia de como chegam a esses números. Nos últimos dois anos muitos conhecidos meus emigraram- contam?
7,8 - 7,9 - 8,0 - 16%? De certeza um número muito superior ao que eles empregam!
Um abraço sem taxa