sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Investimento e exportações em baixa ditaram recessão técnica

-
PIB estagnou no conjunto do ano e inflação baixou para 2,4 por cento
Economia contraiu-se dois por cento no quarto trimestre do ano

-
A economia portuguesa contraiu-se dois por cento no quarto trimestre do ano, face ao trimestre anterior, desempenho que contribuiu decisivamente para a variação nula do Produto Interno Bruto no conjunto do ano, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística na sua estimativa rápida.
-
O INE justifica estes números, que constituem o dobro do que os analistas tinham antecipado, com os “contributos negativos do investimento e da procura externa líquida”, ao ponto de se terem “verificado uma diminuição expressiva das exportações”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.
-
O recuo da economia no terceiro e quarto trimestres, de menos 0,1 e dois por cento, coloca a economia em recessão técnica, tal como se encontram grande parte das congéneres europeias.
-
Esta primeira estimativa do INE para o conjunto do ano é mais gravosa do que tinha antecipado o Eurostat, que na sua previsão intercalar de Janeiro apontava ainda para um crescimento ligeiro de 0,2 por cento do PIB português.
-
Nota do Papa Açordas: Quando os "ténicos" previam um crescimento ligeiro de 0,2 e se tem um recuo de menos 2 por cento, algo vai mal na capacidade técnica destes "ténicos". Devem ser os chamados técnicos feitos à faca, formados em universidades de vão de escada, a exemplo do que fez Sócrates...
-

Sem comentários: