sexta-feira, 18 de julho de 2008

O Banco de Portugal é como o algodão...não engana...

-
Indicadores de conjuntura de Junho do Banco de Portugal
Consumo e actividade das empresas fazem arrefecer a economia

-
A economia portuguesa voltou a apresentar em Junho sinais de abrandamento, com indicadores de consumo e da actividade económica a crescerem menos do que no mês anterior, facto que sucede, pelo menos, pelo oitavo mês consecutivo, segundo dados do Banco de Portugal.
-
Os indicadores de conjuntura do banco central, que acompanham os dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (ver link), mostram que o indicador coincidente do consumo privado estagnou em Junho, face a igual mês do ano anterior, depois de em Maio ter crescido 0,4 por cento, completando dez meses de abrandamentos.
-
Os dados do Banco de Portugal mostram ainda que a economia portuguesa pode estar a abrandar porque o indicador coincidente mensal da actividade económica, que informa sobre as tendências subjacentes à evolução económica e que vale pelo seu carácter qualitativo, desacelerou em Junho pelo oitavo mês consecutivo.
-
Notas do Papa Açordas: Mais uma vez dizemos que este (des)governo está fora de validade...Livrem-nos de tal lástima...
-

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que escolheu um mau indicador para mostrar que o governo nao o satisfaz. Na medida que o crescimento do consumo privado nao é um bom indicador sobre o crescimento sustentavel de um pais. Apenas diz que em media os portugueses compraram menos que no ano passado, mas nao diz se realmente precisamos de comprar mais do que no ano passado. O sr. Adam Smith deixou-nos a idea de a economia precisa de crecer todos os anos, mas existe um limite no crecimento. ver por exemplo: http://en.wikipedia.org/wiki/Limits_to_Growth

Saudacoes,
Maria Miguel