sexta-feira, 18 de julho de 2008

GALP:- mais amiga de subir...

-
Descida do petróleo não seduz Galp para descer preços
-
As gasolineiras em Portugal estão a ignorar a descida do preço do crude Brent, petróleo de referência para a Europa, que ontem caía mais de cinco dólares com o receio dos investidores de que a crise mundial provoque um recuo na procura do combustível.
-
Ao invés de uma prática já habitual das gasolineiras de reflectirem nas bombas de abastecimento as variações do preço do petróleo - mais frequentemente quando se verifica o encarecimento da matéria-prima -, Galp, Repsol e BP, principais abastecedores dos portugueses, não tiveram até ao momento qualquer reacção à descida dos últimos dias do preço do barril de petróleo.
-
Tanto Galp como Repsol não tocam nos preços de referência (que não serão obrigatoriamente os valores adoptados pelos postos) há mais de uma semana e quando operaram mexidas foi para aumentar todos os produtos. A excepção à regra vem da BP, que alterou a tabela de referência na última terça-feira, dia 15, para reflectir uma descida ligeira em todos os combustíveis.
-
No caso da Galp, a última alteração foi feita a 9 de Julho, para fazer subir preços estabelecidos uma semana antes, segundo fonte da gasolineira contactada pela RTP online. A Gasolina 95 subiu de 1,524 euros para 1,533 o litro, a Gasolina 98 passou de 1,589 para 1,598 e o Gasóleo de 1,424 para 1,433.
-
Na Repsol, a ultima decisão relativamente à tabela de referência foi tomada no dia 10, com o Gasóleo a sofrer um aumento (do valor marcado a 1 de Julho) de 1,1 cêntimo para 1,434 euros. A Gasolina 95 subiu 0,9 cêntimos para 1,533 euros e a Gasolina 98 ficou mais cara 0,9 cêntimos para os 1,676.
-
O engenheiro António Martins Victor, do gabinete das relações externas, justificou a ausência de mexida nos valores de referência da empresa após a queda nos mercados petrolíferos com o facto de a Repsol não dispor de refinaria. Para aquele responsável, mais importante do que o mercado do crude é em termos de preços praticados a variação nos mercados de refinados, "situação que nem sempre merece a atenção por parte das pessoas e dos meios de comunicação".
-
Em sentido contrário, a BP foi a única das grandes gasolineiras a operar em Portugal que mexeu nos preços a meio desta semana e para efectuar um corte, ainda que ligeiro.
-
Na terça-feira, os preços da BP sofriam a seguinte alteração: os gasóleos ficavam mais baratos 1 cêntimo, com o normal a valer 1,433 euros e o Diesel Ultimate a valer 1,668 o litro.
-
Petróleo em queda há mais de duas semanas
-
Em perda pelo quarto dia consecutivo esta quinta-feira, o barril Brent registou uma queda superior a 16 dólares em seis dias.
-
O preço recuava ontem 5,12 dólares em relação ao fecho de quarta-feira, com o barril do petróleo do Mar do Norte para entrega em Setembro a terminar a sessão nos 131,07, após variações ao longo da negociação entre os 130,73 e os 137,85 dólares.
-
Petróleo também cai em Nova Iorque
-
Relativamente ao mercado Nymex de Nova Iorque, os preços do petróleo também seguiam ontem em baixa, registando-se às 22:00 portuguesas perdas de mais de 15 dólares o barril em três dias.
-
O light sweet crude para entrega em Agosto perdia 5,31 dólares em relação ao fecho de quarta-feira e fechou a sessão a valer 129,29 dólares. (RTP)
-
Notas do Papa Açordas: Desculpem lá, mas a Galp gosta mais de subir...A Repsol, levou um tal golpe nas vendas que, agora, até dá prémios de 1.000 euros diários e um carro por semana...Vale a pena o boicote...
-
-

Sem comentários: