terça-feira, 29 de julho de 2008

CONCURSO POR MEDIDA - Câmara Municipal de Loulé

-
Este concurso para um lugar de chefia na C.M. de Loulé, de que tive conhecimento através do "Contador de Gaivotas" é aquilo a que se pode designar por um concurso por medida, nas exigências só falta mesmo o nome completo do candidato que pode concorrer. Vejamos o anúncio:
-
«Habilitação Literária: Licenciatura
-Descrição da Habilitação: Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, complementada com Mestrado na área;
-Perfil: Competência e aptidão técnica para o exercício de funções de direcção, coordenação e controlo, capacidade de liderança, iniciativa e gestão das motivações e boa capacidade de definição de objectivos de actuação, experiência no exercício de cargos dirigentes e experiência profissional comprovada no âmbito da reabilitação e intervenção urbanas e na edificação e urbanização das autarquias locais; Formação profissional específica e/ou relacionada com a área funcional posta a concurso.
-Métodos de Seleccção a Utilizar: A selecção é feita por escolha, nos termos do disposto no número 5 do artigo 21.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de Janeiro, republicada em anexo à Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto, e aplicada à Administração Local através do Decreto-Lei n.º 93/2004, de 20 de Abril, republicado em anexo ao Decreto-Lei nº 104/2006, de 7 de Junho, e recairá no candidato que, em sede de apreciação de candidaturas com discussão curricular e entrevista profissional de selecção, melhor corresponda ao perfil desejado para prosseguir as atribuições e objectivos do serviço.
-
A entrevista profissional de selecção versará sobre os seguintes temas:
-
- Conhecimento das actividades municipais;
- Macroestrutura da Câmara Municipal de Loulé onde se insere a unidade orgânica objecto do presente procedimento;»
-
Há qualquer coisa de errado e não bate a bota com a perdigota, exige-se "experiência profissional comprovada no âmbito da reabilitação e intervenção urbanas e na edificação e urbanização das autarquias locais" e a licenciatura que se requer é a de Línguas e Literaturas Modernas? Mas o cuidado nunca é pouco e, não vá o diabo tecê-las e aparecer um candidato melhor colocado, ainda se exige um mestrado o que no caso de um licenciado em letras é de uma grande ajuda nesta coisa das edificações urbanas. Bem, por este andar quando a CM de Loulé criar um departamento de pontes vai procurar um licenciado em piano.
-
Este é um bom exemplo de como a lei criada para escolher os dirigentes do Estado de nada serve a não ser para gastar o dinheiro dos contribuintes e gozar com os cidadãos que se dão ao trabalho de concorrer. Só é pena que em situações como estas não sejam os responsáveis a terem que pagar os vencimentos dos seus protegidos com dinheiro do seu próprio bolso. (O JUMENTO)
-
Notas do Papa Açordas: A CMLoulé já aprendeu a fazer destes concursos com a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPALG). Trata-se de prática corrente na Administração Pública. Ainda há pouco tempo, e com quatro meses de antecedência, acertámos nos vencedores do concurso para Directores de Serviços da DRAPALG...E já mandámos os nossos prognósticos para o concurso Chefes de Divisão, também da DRAPALG...
-

1 comentário:

Anónimo disse...

A CML é rainha em viciação dos concursos. É tudo para amigos deste e familiares daquele. Até nem acho que é totalmente errado, se de alguma forma este tipo de cunhas fosse proveitoso, só que na esmagadora maioria das vezes é mesmo só para dar o emprego a este ou aquele para que o mecenato se mantenha coeso.
Não se pensse que uma alminha entre ali naquele estabelecimento sem conhecer alguém.
Qualquer um que entra ali não vai para um mundo novo mas sim para um velho onde toda a gente conhece toda a gente. Ali não se faz aquela pergunta “sabes quem é o gajo ou a gaja nova?”

Pegando no seu excerto:
"Há qualquer coisa de errado e não bate a bota com a perdigota, exige-se "experiência profissional comprovada no âmbito da reabilitação e intervenção urbanas e na edificação e urbanização das autarquias locais" e a licenciatura que se requer é a de Línguas e Literaturas Modernas?"

Talvez não entendeu correctamente, o que eles pretendem com este concurso é encontrar um gajo que não tenha experiência prática absolutamente nenhuma mas que seja altamente versado em paleio, sobretudo no que concerne a assuntos das vidas alheias dos conterrâneos.
Conheço N pessoas, bastante validas que querem mesmo TRABALHAR e produzir, concorreram N vezes a estes concursos das amizades promovidos pela CML, e em todas as participações já sabiam a quem é que os lugares estavam destinados.
A politica desta CML, não olha a cores politicas e leva mesmo a democracia a sério ;)