sábado, 9 de abril de 2011

SCUT: Portagens avançam com pedido de ajuda externa

-
As portagens nas SCUT do norte e VIa do Infante vão avançar com o pacote de medidas impostas pelas instâncias europeias

-

As portagens nas SCUT do interior e do Algarve vão avançar com o pedido de ajuda externa. O governo decidiu a semana passada não avançar com a legislação para introduzir as portagens nas SCUT que faltam mas esta vai ser uma das medidas que vai fazer parte do pacote imposto por Bruxelas.

- A decisão do governo de adiar a introdução das portagens foi fundamentada num parecer do Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (CEJUR), segundo o qual a introdução de portagens por um governo em gestão seria inconstitucional.

- A Constituição diz que um executivo nestas circunstâncias só pode praticar os actos estritamente necessários à gestão dos negócios públicos.

- Acontece que a implementação de portagens nas Scut do Algarve, Beiras Litoral e Alta e Interior e Interior Norte obriga a uma inovação político-legislativa fundamental. Em causa está a revisão dos termos das concessões para introduzir portagens e o respectivo regime de isenções e descontos. A medida fazia parte do PEC (Programa de Estabilidade e Crescimento) aprovado no ano passado em acordo com o PSD. Caso o governo não introduza as portagens até ao final do ano isso significa um impacto de 100 milhões de euros nas contas da Estradas de Portugal.

- As portagens nestas autoestradas estavam previstas para ser introduzidas até ao dia 15 de Abril.

-

Notas do Papa Açordas: Afinal, paga-se ou não se paga? Este governo é engraçado! Tanto diz uma coisa como outra...

-

3 comentários:

Zeta Draco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zeta Draco disse...

Mas não foi o PSD de PPCoelho que decidiu "todas as SCUTs ou nenhuma"? Estão agora a queixar-se de quê? Estão admirados? Eu seria o primeiro a dar o peito às pedras que lhe atirassem se PPCoelho voltasse atrás na sua palavra e travasse as portagens nas SCUT do interior. Infelizmente não creio que ele seja Homem para o fazer.

Poupar Melhor disse...

No PouparMelhor juntamos a informação das portagens das diversas SCUT, e colocamos tudo no Google Maps. Para ver a localização dos lanços portajados e os preços (naquelas em que isso já está definido), vejam em:

http://www.pouparmelhor.com/porticos-scut-no-google-maps/