segunda-feira, 4 de abril de 2011

Assis defende que PS devia ter promovido uma coligação em 2009

-
Francisco Assis, líder da bancada do Partido Socialista afirma que em 2009 o Governo devia ter feito esforços para conseguir uma coligação, evitando governar sem maioria.

Em entrevista ao Diário Económico Assis afirma que os problema começaram quando o PS não conseguiu alcançar uma maioria absoluta em 2009 para governar e que o partido deveria ter insistido mais do que insistiu para promover uma coligação.

“Se me pergunta, objectivamente, qual foi o maior erro que cometemos, foi o de não ter, no início da legislatura, insistido mais em promover uma coligação”.

O líder parlamentar socialista afirma ainda que esta última legislatura foi marcada “por um excesso de conflitualidade política e de permanente ameaça”.

“Mesmo quando apoiavam ou aprovavam, ameaçavam que, no momento seguinte, iriam por em causa a continuidade do Governo. É muito difícil governar nestas circunstâncias”.

Questionado sobre se a crise política se teria evitado se José Sócrates tivesse ido embora mais cedo, Assis nega e chega a comparar o que se diz hoje do primeiro-ministro com o que se dizia de Sá carneiro no seu tempo de governação: “O engenheiro Sócrates é líder do PS, respeite-se isso. Recordo-me - era eu adolescente – o que se dizia de Sá Carneiro: ‘Sem ele, tudo seria mais fácil’. Todos reconhecemos hoje que foi uma personagem absolutamente decisiva na nossa vida política”. E refere que Sócrates, que ganhou duas eleições, é “alguém com prestígio internacional” e que “ a sua experiência e conhecimento fazem-nos falta”.

Notas do Papa Açordas: Se bem me lembro, quando o PS ganhou as eleições de 2009 e formou governo, ainda vinha com a ganância e a cagança da anterior maioria absoluta. Daí se ter preocupado pouco com a constituição de uma coligação governamental... Mas, sr.Assis, agora é chorar sobre leite derramado...

-

Sem comentários: