quarta-feira, 27 de abril de 2011

Portugal violou "reiteradamente" as regras orçamentais da UE

-


O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, afirmou esta quarta-feira que Portugal violou reiteradamente as normas orçamentais da União Europeia e lembrou que a participação de Portugal na área do Euro implica a aceitação de regras orçamentais. E defendeu que as regras orçamentais devem ser “adequadamente desenhadas” e assentar “num consenso social e político alargado”.

Carlos Costa, que falava num colóquio comemorativo dos 35 anos da Constituição disse que a atual crise orçamental é “reveladora de uma persistente falha do regime financeiro da administração pública” e defendeu que “a inscrição na Constituição de uma regra sobre saldos orçamentais pode ajudar a criar um círculo virtuoso de qualidade institucional do ponto de vista da disciplina orçamental e do crescimento”.

O responsável do Banco de Portugal sublinhou, no entanto, que para que este ciclo se materialize é necessário “que as regras orçamentais sejam adequadamente desenhadas e complementadas por procedimentos orçamentais que promovam o seu cumprimento” e que assente num consenso social e politico alargado quanto à importância destes princípios.

Carlos Costa salientou que os níveis atuais da dívida pública representam encargos significativos para as gerações futuras e constituem um entrave ao crescimento económico do país.

Notas do Papa Açordas: Afinal, o sr. Carlos Costa não é tão maleável como o sr. Constâncio... Este diz o que pensa e chama os bois pelos nomes...


-

1 comentário:

Pata Negra disse...

Pois é! Mas isso não impediu que o seu antecessor subisse a vice do BCE! Mal vai Portugal mas a Europa também não vai lá muito bem! No BCE - Constâncio, na comissão - Barroso, na Alemanha - Merkel, na França - Sarkozy, na Itália - Berlusconni e em Portugal - VIva o Sócrates!
Isto é, estamos cozidos!
Acusar Portugal de violação?! O sexo não é para aqui chamado!
Um abraço macho-latino