segunda-feira, 18 de abril de 2011

Desemprego: número de inscritos no IEFP caiu 3,5% em relação a 2010

-
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 3,5 por cento em março em termos homólogos, o terceiro mês consecutivo de queda, e 0,7 por cento face a fevereiro, segundo dados hoje divulgados pelo IEFP.

No final de março encontravam-se inscritos nos centros de emprego do Continente e Regiões Autónomas 551.861 desempregados, menos 10.893 pessoas do que em março de 2010 e menos 3.686 face a fevereiro.

Março foi o terceiro mês consecutivo com quedas mensais face a período homólogo, depois de em janeiro o número de inscritos ter caído 0,5 por cento e um por cento em fevereiro.

Por géneros, a maior queda em termos homólogos aconteceu nos homens (-4,3 por cento) enquanto nas mulheres o número de inscritos diminuiu 2,7 por cento.

Já por grupo etário, o número de jovens (menores de 25 anos) inscritos decresceu 9,7 por cento. O desemprego nos adultos também cedeu, mas mais ligeiramente (-2,6 por cento).

Os inscritos à procura do primeiro emprego cederam 1,2 por cento, enquanto os que pretendem novo emprego diminuíram 3,7 por cento.

Em termos de níveis de escolaridade, o número de inscritos nos centros de emprego diminuíu entre os que não têm qualquer nível de instrução,assim como nos que têm até ao 9.º ano do ensino básico.No entanto, estes aumentam à medida que sobe o nível de habilitações. Assim, os inscritos com o ensino secundário aumentaram 3,9 por cento em março face ao mesmo mês de 2010 e 2,9 por cento entre aqueles que têm o ensino superior, segundo também o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Notas do Papa Açordas: Ora aí está uma coisa que o Papa Açordas não pode acreditar!... A verdade é que o desemprego não desceu em Portugal!... O (des)governo do sr. Pinto de Sousa é que é um ás a LIMPAR as estatísticas!...

-