sábado, 10 de julho de 2010

Cultura - a fuga dos ratos...

-
Divergência com o Ministério da Cultura
Demitiu-se o director-geral das Artes Jorge Barreto Xavier
-
O director-geral das Artes, Jorge Barreto Xavier, demitiu-se ontem do cargo alegando “divergência” com a ministra da Cultura Gabriela Canavilhas, “sobre o modo de desenvolvimento das políticas de apoio às artes”, declarou à agência Lusa.
-
A demissão acontece num momento de grande contestação por parte do sector cultural em relação à actuação do Ministério da Cultura. Em causa estão os cortes orçamentais de dez por cento nos apoios do Ministério da Cultura aos artistas independentes, às fundações e a outros agentes culturais.
-
A Direcção Geral das Artes (DGA) era um dos organismos mais prejudicado com os cortes orçamentais. Antes do anúncio dos cortes, já Jorge Barreto Xavier, havia afirmado que a DGA estava a funcionar com os mínimos.
-
Numa entrevista ao PÚBLICO, a 25 de Junho, a ministra caracterizou a situação como “dramática” para a DGA, pelo facto de ser a direcção-geral que tem a maior parte da sua actividade – 22, 1 milhões – em PIDDAC (Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central).
-
Na mesma entrevista dizia que “é o centro de actividade que queremos proteger o mais possível. Vamos direccionar para a DGA verbas vindas de outras rubricas e projectos para compensar a retenção de 20 por cento.”
-
A demissão do director-geral das Artes acontece numa altura em que os agentes culturais se têm organizado em plataformas, protestando contra as medidas governamentais. Na sua perspectiva os cortes orçamentais -- que o ministério alega só terem efeito no segundo semestre de 2010 -- vão ter um impacto negativo no frágil tecido cultural e colocar em risco a produção artística contemporânea portuguesa.
-
Notas do Papa Açordas: E a ministra Canivetes não se demite?... O sr. Zé Sócrates não podia ter arranjado um coveiro melhor para a Cultura que a ministra Canivetes!... perdão, Canavilas...
-

1 comentário:

Kruzes Kanhoto disse...

Mas para que raio serve uma direcção geral das artes?! Não devia extinta?