sexta-feira, 9 de julho de 2010

Impostos vão abrir guerra entre governo e PSD

-
Crise orçamental
-
Governo quer encaixar já em 2011 cortes nos benefícios em saúde e educação: 453 milhões
-
Em Outubro vai estalar o verniz no acordo entre o governo PS e o PSD por causa dos impostos.
-
Com as eleições presidenciais no horizonte e sem que a Constituição permita a Aníbal Cavaco Silva dissolver o Parlamento, o Orçamento do Estado (OE) para 2011, a apresentar em meados de Outubro, poderá ser o ponto de viragem na política de cooperação económica e financeira entre rosas e laranjas. Um dos pomos da discórdia será os cortes nos benefícios fiscais em educação e saúde, que afectarão os bolsos dos portugueses a partir de 1 de Janeiro próximo. Os fiscalistas ouvidos confirmam que há problemas sérios que podem ser levantados nesta questão.
-
"O PSD, ao contrário do que o PS tem dado a entender, não fez qualquer acordo até 2013, mas apenas para 2010", disse ao i António Nogueira Leite. O economista, aliado de Pedro Passos Coelho, o líder do PSD, negociou o pacote de austeridade com o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, mas admite agora que "a discussão do Orçamento de 2011, em Outubro, vai ser um momento crucial de definição da política financeira do Estado para os próximos anos". E os dois partidos têm, aparentemente, visões muito díspares no que diz respeito à forma como o sector público deve cumprir os objectivos do défice e da dívida: "Admito que venha a haver um choque importante entre a tendência do PS de aumento da despesa e dos impostos e a visão política do PSD, que defende que todo o ajustamento tem de sair do corte da despesa", sublinha o ex-secretário de Estado do Tesouro.
-
"O OE de 2011 é o momento político propício para o PSD demonstrar o que o separa do governo e deve ser usado para nos apresentarmos como alternativa", garante ao i fonte da direcção laranja. "Prevejo um grande choque político", diz.
-
Notas do Papa Açordas: A incompetência deste (des)governo é directamente proporcional à subida dos impostos. Esta gente está completamente maluca... querem subir a receita, mas baixar as despesas, não é com eles...
-

1 comentário:

DanyOctrome disse...

lol

É a triste verdade...