sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cortes nos salários de alguns assessores - e os outros?...

-
Parlamento aprova cortes nos salários dos assessores ministeriais
-
A redução de cinco por cento no vencimento dos membros dos gabinetes dos ministros, dos presidentes e vereadores de câmaras municipais e dos governadores civis, proposta pelo CDS-PP, foi hoje aprovada na generalidade, com o voto contra do PS. Os socialistas argumentam que os cortes não abrangeram a Presidência da República nem os grupos parlamentares.
-
A proposta foi aprovada com os votos a favor do PSD, BE e PCP e o voto contra do PS. Na bancada socialista, registaram-se pelo menos oito declarações de voto.
-
A deputada centrista Assunção Cristas reconheceu que “a medida de corte no salário dos políticos é mais simbólica do que proveitosa para a consolidação orçamental”, mas “deixar de fora o staff político desses cargos é passar uma mensagem errada”. “São ambos de nomeação política e co-adjuvantes da acção política”, justificou.
-
O argumento foi partilhado por PSD, BE e PCP. Pelo PS, o deputado Vítor Baptista considerou que a medida não é justa. “Entendemos que nos cargos políticos deve haver um sinal, mas em muitos gabinetes as pessoas são requisitadas e administrativos”, disse o deputado socialista, questionando qual a razão de o CDS ter deixado de fora das reduções salariais a Presidência da República e os gabinetes parlamentares bem como as Regiões Autónomas.
-
Em resposta, Assunção Cristas mostrou disponibilidade do CDS para discutir a abrangência dos cortes no debate na especialidade, lembrando no entanto que a Presidência da República já anunciou cortes no seu orçamento.
-
Notas do Papa Açordas: O PS não quer prejudicar os seus queridos boys, daí o voto contra esta proposta. Para esta gente, agachados à sombra dos big-boys, lá vão fazendo pela vidinha, lixando uns e outros... como se vivessem no país cor de rosa do sr. sócrates...
-

2 comentários:

Joaquim Ferreira disse...

É essencial acabar com esta escumalha de cargos que os políticos nomeiam com salários chorudos. Faz falta ir mais longe... Ou não vamos ter forma de levar o barco a bom porto. Estamos quase falidos. A todos os níveis. porque andamos a dormir muitos e muitos anos. A ver a caravana passar e a votar sempre nos mesmos incompetentes. Estes já estão a governar (retirando 2 anos e pico de Durão Barroso e Santana Lopes) desde 1995... E culpam sempre os outros governos. Eles nunca fazem nada de mal. Mas vejam como tomam as medidas atrasadas... No início da década de 90 do século passado, já lá vão mais de 25 anos, quando se falava nos aumentos das reformas dos professores (60 contos, dizia-se na altura, quando eu apenas ganhava 68 contos e passei para 72 contos, isto é, um aumento de apenas 4 contos - hoje, 20 euros!) e que um da teria uma reforma por completo eu dava gargalhadas e dizia: "Reforma...? Qual Reforma? Quando eu chegar à idade da reforma, não há quem me pague para eu receber... Se receber metade do que ganho já será muito... isto porque, com apenas um filho (hoje tenho 4) e sabendo que a maioria dos casais que conhecia não iam além de 1 ou 2 filhos, quando chegasse à idade de jubilar-me, só se a minha filha descontasse o dobro (leram bem, o dobro!) do salário (e isso seria impossível a não ser que se dedicasse a fazer assaltos em part-time!!) é que poderia pagar-me uma reforma tal como estava a ser paga na altura. alguns anos depois, a reforma baixou para 80%, depois creio que para 70% e qualquer dia, já nem sei se terei os meus (pessimistas, aos olhos dos meus amigos) 50% do salário como reforma... Duvida? Tenho companheiros de tertúlia que hoje dizem: "Afinal tinhas razão... Andas muitos anos à frente." E, garanto aos leitores, não é só nisso! Se duvidam, busquem Não Calarei a Minha Voz Até que o Teclado se Rompa! . Depois comentem. Estamos num país governado por atrasados no tempo...

Joaquim Ferreira disse...

Bravo. 5% a menos nos Salários – Viva a Oposição!
Que vergonha de país... Vejam o exemplo de Espanha. Antes de aumentarem os impostos, os políticos espanhóis deram exemplo e alguns reduziram os seus salários, imagine-se, em 15%... Aqui, para baixar 5% ainda tivemos a oposição dos chuchalistas… É uma vergonha. Quem deveria governar era a oposição. Fora com o Governo. Tem a mania do QUERO POSSO E MANDO. São autênticos ditadores soviéticos recauchutados e reconvertidos ao capitalismo selvagem. Bem escreveu George Orwelll sobre o socialismo da então URSS no livro “Animal Farm” (traduzido por “O Triunfo dos Porcos”): Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros. Depois vêm Alarcão dizer que não é justo porque não se baixa o salário a todos os senhores da função pública, mesmo que nomeados não são cargos políticos… Ah Ah Ah… Sim? Então, por que não nomeiam pessoas dos outros partidos? Queria igualdade? Mas quando subiram os salários destes nomeados, subiram aos outros funcionários? Tretas socialistas. A mim, já não me enganam mais! Por isso, Não Calarei a Minha Voz Até que o Teclado se Rompa!